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Título : Ensino de língua(gem) e a Pedagogia dos Multiletramentos : produção e uso de protótipo
Autor : FERREIRA, Cinthia de Oliveira Andrade
Palabras clave : Pedagogia dos Multiletramentos; Protótipo didático; Webcurrículo
Fecha de publicación : 12-may-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FERREIRA, Cinthia de Oliveira Andrade​. Ensino de língua(gem) e a Pedagogia dos Multiletramentos: produção e uso de protótipo. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : No presente trabalho, ancorado no campo da Linguística Aplicada, analisa-se a produção e aplicação de um protótipo didático (cf. ROJO, 2016), que tem como ponto de partida o uso e a reflexão do gênero fanclip por jovens. A pesquisa-ação busca, portanto, apresentar materiais didáticos que possam ajudar a promover o trabalho com a cultura dos fãs, com videoclipes e fanclips, atendendo assim a uma lacuna identificada nos materiais didáticos do PNLD e no currículo prescrito pelo município de Vitória de Santo Antão. Através do trabalho com o protótipo didático, buscamos garantir uma aprendizagem significativa e plural para os(as) estudantes, de modo que sejam capazes de analisar, criticar e posicionar-se reflexivamente nos contextos socioculturais. A pesquisa-ação foi realizada por meio da minha atuação profissional em uma turma do 8º ano G da Escola Municipal 3 de Agosto. No itinerário, que envolveu a produção e uso de um material didático alternativo, fizemos uma revisão bibliográfica fundamentada em autores que refletem sobre os Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014: KLEIMAN, 2001; ROJO, 2009); a Pedagogia dos Multiletramentos do Grupo de Nova Londres (COURTNEY CAZDEN, BILL COPE, MARY KALANTZIS, NORMAN FAIRCLOUGH, JIM GEE, GUNTHER KRESS, ALLAN E CARMEN LUKE, SARA MICHAELS e MARTIN NAKATA, 1996) e a releitura feita por Rojo & Moura (2012) e Rojo & Barbosa (2014, 2015) no contexto brasileiro; os estudos sobre cultura dos fãs (LIMA, 2018), videoclipe e fanclip (VALDELLÓS, 2012; GÓMEZ, 2009; EDMOND, 2012; NOGUEIRA, 2017; MOZDZENSKI, 2012; SOARES, 2013). A metodologia de pesquisa buscou integrar dois processos complexos: (a) elaboração de um material didático e (b) a aplicação e reflexão do protótipo elaborado. O resultado do trabalho desenvolvido, a partir de duas das três unidades didáticas elaboradas para o protótipo digital proposto, pode ser analisado por meio de dois mapas de eventos (GOMES, 2017). Esses mapas revelaram o quão enriquecedor foi propor tarefas e atividades que considerassem os conhecimentos trazidos pelos(as) estudantes e suas práticas situadas para a partir de então mobilizar os princípios da Pedagogia dos Multiletramentos. Esses princípios se fizeram presentes no desenvolvimento de uma proposta que dialogou com o Webcurrículo e conseguiu construir conhecimentos de forma significativa, permitindo que os(as) alunos(as) fossem também protagonistas da sua própria aprendizagem.
Descripción : FERREIRA, Cinthia de Oliveira Andrade​​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​ANDRADE, Cinthia de Oliveira
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38355
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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