Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38255

Compartilhe esta página

Título: A repressão nos Tribunais : os processos por crimes políticos na Circunscrição Militar de Pernambuco (1964-1973)
Autor(es): CATÃO, Magno Francisco Sátiro
Palavras-chave: Direito Militar – Brasil; Direito Constitucional - Brasil; Justiça Militar; Crime Político; Segurança Nacional
Data do documento: 3-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CATÃO, Magno Francisco Sátiro. A repressão nos Tribunais: os processos por crimes políticos na Circunscrição Militar de Pernambuco (1964-1973). 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente trabalho tem como escopo investigar a repressão judicial na Circunscrição Militar de Pernambuco durante o período de 1964-1973. Para isso, sentindo a necessidade de contextualizar o caso brasileiro, investigamos os instrumentos teóricos utilizados pela repressão e pelo Judiciário quando dos julgamentos de crimes políticos nas auditorias militares. Tais instrumentos teóricos, condensados na Doutrina da Segurança Nacional e longe de estarem situados isoladamente nas Forças Armadas e no Judiciário, também fizeram parte de um projeto compartilhado pelos juristas e pela sociedade, daí o motivo de tecermos considerações acerca da cultura política autoritária que reverberava na justiça castrense. Intrigados pela utilização de tribunais durante regimes autoritários, elaboramos dessa forma ponderações sobre o porquê de governos autoritários utilizarem-nas enquanto poderiam simplesmente extingui-las, deixando-as à margem ou inexistentes frente à oneração da oposição política. Os motivos perpassam desde o desejo de legitimidade perante a sociedade civil e a comunidade internacional à solução de litígios alheios à repressão. Posteriormente, elaboramos algumas das razões de se estudar o judiciário durante esse período e características inerentes ao modo da repressão brasileira: a sua judicialização extensa e as consequências e paradoxos advindos disso. A fim de compreender a forma como operava a justiça militar, urdimos explicações sobre a sua estrutura e a legislação da segurança nacional. Os últimos capítulos, por sua vez, entram no cerne do trabalho. O quadro geral dos casos brasileiros informando os picos da repressão judicializada e os setores atingidos servem como um elemento introdutório à Circunscrição Militar de Pernambuco, momento no qual trazemos, igualmente, dados sobre os setores atingidos e o auge repressivo. Por fim, elencamos, através da leitura dos autos dos processos da auditoria militar nessa circunscrição, os principais argumentos utilizados pela defesa, procuradoria e pelos juízes. Todos os dados foram coletados nos arquivos do Projeto Brasil: Nunca Mais, digitalizados por iniciativa do Ministério Público Federal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38255
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Magno Francisco Sátiro Catão.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons