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Título : Competências empreendedoras em gestores de PMEs de supermercados do interior de Pernambuco.
Autor : LIMA, Quéren Hapuque Godoy Laureano
Palabras clave : Pequenas e médias empresas; Supermercados; Empresas familiares; Empreendedorismo
Fecha de publicación : 27-jul-2018
Citación : LIMA, Quéren Hapuque Godoy Laureano. Competências empreendedoras em gestores de PMEs de supermercados do interior de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2018.
Resumen : O presente trabalho consiste em analisar as competências empreendedoras de pequenas e médias empresas familiares do varejo supermercadista no interior de Pernambuco. Dessa forma, objetiva-se: (i) delimitar os negócios realizados pelas pequenas e médias empresas do setor varejista supermercadista, da cidade de Bonito; (ii) descrever os atributos que diferenciam as pequenas e médias empresas do setor varejista supermercadista, na cidade de Bonito; (iii) definir as competências empreendedoras dos gestores de pequenas e médias empresas do setor varejista supermercadista, da cidade de Bonito. O estudo das competências empreendedoras permite compreender como um indivíduo consegue transformar pequenos empreendimentos em grandes negócios. Esses são aspectos relevantes para a geração de emprego e renda da população, pois movimentam a economia local. As pequenas e médias empresas são hoje maioria em todo o estado de Pernambuco, principalmente as que fazem parte do grupo das empresas familiares. Essas empresas são consideradas familiares, porque o controle da organização está nas mãos da família, gerando grandes desafios para a gestão já que laços familiares estarão envolvidos. Por outro flanco, percebe-se que as competências empreendedoras quando devidamente utilizadas na gestão empresarial servirão para o bom funcionamento do negócio familiar. Nos estudos de caso são apresentadas três empresas do setor de varejo supermercadista, localizadas na cidade de Bonito. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, explicativa, bibliográfica, documental e de campo. Quanto ao método empregado o enfoque é o qualitativo, por meio de entrevistas estruturadas e aplicadas aos sujeitos da pesquisa, isto é, aos seus gestores: os donos e os gerentes. As principais conclusões que podem ser destacadas no estudo da pesquisa são que filhos que tinham pais comerciantes tendiam a manter-se no comércio; a vontade de crescer e o aumento e a melhora na renda são vistos como as principais motivações para a abertura do negócio familiar na cidade de Bonito. No que se refere as competências empreendedoras das PMEs verificou-se que os seus gestores não têm se limitado apenas aos conhecimentos práticos, mas que tem buscado conciliá-los aos conhecimentos teóricos, através de cursos, especializações e capacitações. Além de se utilizarem de atributos empreendedores de inovação, como forma de se diferenciar e atrair mais clientes para o seu negócio empreendedor.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38175
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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