Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3815
Título: Participação das empresas de transmissão do setor elétrico brasileiro na expansão do sistema interligado
Autor(es): Silva, Alexandre de Oliveira e
Palavras-chave: Leilões de transmissão; Novo modelo do setor elétrico; Participação estatal; Agentes privados
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Oliveira e Silva, Alexandre; Lamartine Távora Júnior, José. Participação das empresas de transmissão do setor elétrico brasileiro na expansão do sistema interligado. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Com a reestruturação do setor elétrico brasileiro, iniciada na década de 90, as atividades desse mercado foram divididas em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. No setor de transmissão, monopólio natural do Estado, foram estabelecidas regras para sua regulamentação tendo como um dos objetivos principais a expansão do segmento através da participação da iniciativa privada. O trabalho orienta-se pelo atual ambiente de interesse na expansão deste setor no Brasil. Objetiva analisar a repercussão dessa expansão nas empresas de transmissão, a partir da implantação dos leilões de transmissão, buscando identificar a participação dos novos agentes e a dimensão da participação estatal. Contextualiza o setor elétrico brasileiro, evidenciando os agentes do novo modelo e a caracterização dos prestadores do serviço de transmissão. Destaca os mecanismos de leilões, que têm sido a principal forma utilizada na concessão dos serviços de transmissão, entre os vários agentes participantes desse mercado, apresentando modalidades e formatos que vêm sendo utilizados, com os resultados verificados nesses processos. Expõe os determinantes do novo modelo do setor elétrico que configuraram o acesso aos agentes privados e a menor participação estatal. Apresenta os resultados dos processos licitatórios, a participação de empresas estrangeiras e a formação de consórcios nesta área de negócios. Discute, finalmente, o quadro que se apresenta hoje, em relação ao quantitativo de empresas e a dinâmica da expansão, em quilômetros de linhas de transmissão, comparativamente àquele que se configurava antes dos leilões
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3815
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3411_1.pdf556,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.