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Título : MOOColab : um framework de colaboração personalizado em Massive Open Online Courses
Autor : HOLANDA, Ana Carla Arruda de
Palabras clave : Inteligência computacional; Ambientes Massivos; Learning Analytics; Sistema de Recomendação
Fecha de publicación : 21-jul-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : HOLANDA, Ana Carla Arruda de. MOOColab: um framework de colaboração personalizado em Massive Open Online Courses. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC, em inglês) podem disponibilizar oportunidades educacionais e experiências de aprendizagem para um público global, por meio da combinação dos avanços tecnológicos recentes e a aprendizagem mediada pela tecnologia. Em geral, eles são considerados cursos virtuais que não exigem qualificações prévias para a entrada, podendo ser acessados por qualquer pessoa e atraem um público diversificado, com uma variedade de experiências e qualificações profissionais. Em cursos deste tipo, a colaboração é essencial para desenvolver habilidades sociais e individuais através do compartilhamento de ideias, criando situações em que um pode contribuir com o outro, por meio de interações pautadas na troca de saberes. Desta maneira, pode-se incentivar os alunos a se engajarem na aprendizagem ao longo da vida. Entretanto, o envolvimento e a participação ativa nestes cursos não ocorrem como o esperado uma vez que não se consideram as necessidades particulares dos alunos, o que os desmotiva e gera fracas relações sociais entre eles. Como o uso crescente de MOOC gerou um volume de dados que, se explorados adequadamente, podem fornecer uma compreensão da interação dos alunos, é possível identificar estratégias que podem ser usadas no processo de construção compartilhada de conhecimento. Assim, o objetivo desta tese é apresentar um Framework de Colaboração em MOOC, denominado MOOColab, que foi desenvolvido e implementado para promover uma maior interação entre os alunos, a partir da recomendação de pares no ambiente virtual. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa seguiu diretrizes de Design Science e contemplou dois ciclos de investigação. No primeiro ciclo foi desenvolvido um protótipo que foi avaliado por docentes e profissionais de Educação a Distância e onde foram constatadas evidências de que o Framework contribui positivamente para a interação e construção coletiva do conhecimento. A partir dessas evidências, no segundo ciclo da investigação, foi desenvolvido o MOOColab por meio da implementação de recursos de Learning Analytics (LA) e da recomendação de pares no ambiente. Além disso, o Framework possui um dashboard que possibilita que o professor acompanhe o progresso do aluno em um curso de forma individual ou coletiva. Para validar o Framework foi realizado um experimento cujos resultados indicam que o MOOColab apresentou um impacto positivo no processo de aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38101
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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