Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38092

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCRAMER, Luciana-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Sergio Pereira-
dc.date.accessioned2020-09-24T23:24:51Z-
dc.date.available2020-09-24T23:24:51Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.date.submitted2020-09-24-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Sergio Pereira. A influência da liderança no processo de gestão em uma escola pública da cidade de Buíque. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38092-
dc.description.abstractA liderança em qualquer organização é indispensável, a atuação de um líder pode mudar o rumo das coisas, torna-se importante a abordagem do tema nas questões atuais as quais cada vez mais as organizações necessitam de líderes capacitados e que saibam exercer seu papel de liderança perante seu cargo. O trabalho buscou entender questões sobre a influência da liderança em uma instituição de ensino pública na cidade de Buíque Pernambuco e a importância dessa gestão para que a instituição de ensino pudesse se desenvolver e proporcionar para a comunidade local um ensino de qualidade. Nesse sentido foi realizada uma pesquisa juntamente com a gestora atual, docentes e coordenadores de uma escola pública da cidade de Buíque buscando evidenciar a importância da liderança para esses profissionais da educação, analisar as dificuldades encontradas no cargo de gestor, a perspectiva de ambas as partes tanto do líder como dos liderados. Na metodologia desta pesquisa foram realizadas entrevistas para que fosse possível uma maior assimilação da realidade vivenciada pelos gestores escolares. O trabalho utilizou-se do estudo de caso, de uma amostra por conveniência, pesquisa exploratória-descritiva e de uma entrevista com questionários semiestruturados buscando ao máximo o aprofundamento na realidade daquela gestão e com base na observação e nos dados obtidos através das entrevistas realizadas foram desenvolvidas analises sobre o assunto em questão. Ao final da pesquisa foram feitas conclusões acerca de tudo que foi abordado durante o processo de pesquisa e análise de dados, tendo resultados satisfatórios e dentro do que se esperava em relação à pesquisa. Dos resultados eu foram obtidos ao final do trabalho, foi possível constatar e evidenciar a grande importância de um gestor de uma organização escolar, podendo observar o vasto leque de funções que lhes são destinadas e também das dificuldades que o gestor encontra ao ficar responsável por uma instituição de ensino.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectAdministração de conflitospt_BR
dc.titleA influência da liderança no processo de gestão em uma escola pública da cidade de Buíque.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2877988T9pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700420J3pt_BR
dc.description.abstractxLeadership in any organization is indispensable, the performance of a leader can change the course of things, it becomes important to approach the issue in the current issues, which increasingly require organizations that are capable leaders and who know how to exercise their leadership role before your position. This work sought to understand questions about the influence of leadership in a public educational institution in the city of Buíque Pernambuco and the importance of this management so that the educational institution could develop and provide the local community with quality education. In this sense, a research was carried out together with the current manager, teachers and coordinators of a public school in the city of Buíque, seeking to highlight the importance of leadership for these education professionals, analyze the difficulties encountered in the managerial role, the perspective of both parties both the leader and the leaders. In the methodology of this research, interviews were carried out to allow a greater assimilation of the reality experienced by the school managers. The study used a case-study, a convenience sample, an exploratory-descriptive research, and an interview with semi-structured questionnaires, seeking as much as possible to deepen the reality of that management and based on the observation and data obtained through interviews conducted analyzes on the subject in question. At the end of the research were conclusions about everything that was approached during the process of research and data analysis, having satisfactory results and within what was expected in relation to the research. From the results obtained at the end of the study, it was possible to observe and show the great importance of a manager of a school organization, being able to observe the wide range of functions assigned to them and also the difficulties that the manager finds in being responsible for a educational institution.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAVALCANTE, Sergio Pereira.pdf537,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons