Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38024
Compartilhe esta página
Título: | Redes digitais e estilos de uso do espaço virtual : atuações e inovações nas formas de aprender |
Autor(es): | SILVA, Maria do Rozario Gomes da Mota |
Palavras-chave: | Educação – Inovações Digitais; Inclusão Digital – Estudo e Ensino; Tecnologias Digitais - Aprendizagem; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 24-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Maria do Rozario Gomes da Mota. Redes digitais e estilos de uso do espaço virtual: atuações e inovações nas formas de aprender. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE e apresenta um estudo sobre redes digitais e os Estilos de Uso do Espaço Virtual - EUEV, considerando a atuação dos estudantes em uma Rede de Pesquisa Colaborativa e as inovações nas formas de aprender. O objetivo principal é analisar como os EUEV interferem na atuação de estudantes da Educação Básica nas redes digitais e como tal atuação interfere nas formas de aprender no contexto de redes de aprendizagem. É uma pesquisa qualitativa, que adotou o método indutivo de investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que envolve a ação participante aliada à ação etnográfica virtual e utiliza-se da análise de conteúdo para proceder à análise dos dados. Os resultados evidenciaram que foi pela atuação dos sujeitos que a rede foi alimentada e a convivência em rede gerou uma cultura participativa em que todos colaboraram de forma integrativa e de acordo com seus EUEV, como Coaprendizes e Coinvestigadores. O estilo de uso participativo (A) predominou entre a maioria dos estudantes, mas também se identificou o estilo de busca e pesquisa (B) e o de estruturação e planejamento (C). Os elementos-chave identificados para a aprendizagem no virtual foram: o espaço de relações criado a partir da rede, as formas de buscar e compartilhar informações e conhecimentos e, por fim, a produção individual dos estudantes que propiciou novas formas de apreensão da informação favorecendo o processo de aprendizagem dos estudantes na Rede. Em relação aos Estilos de Coaprendizagem, o estilo de uso participativo atuou como motivador para ampliar a participação do coletivo; o perfil de busca e pesquisa atuou na busca de informação e conhecimento online; o de estruturação e planejamento atuou na organização dos conteúdos e na hierarquização dos mesmos para Coaprender. Em relação à Educação Básica, a experiência aponta para novos paradigmas nas formas de ensinar e aprender, em que o ensino tenha foco na autonomia e no protagonismo estudantil. Por fim, constatamos que os EUEV interferem na atuação dos estudantes, como possibilidade para aprendizagem no contexto de rede, pois oportunizam uma participação maior e mais intensa nas atividades de aprendizagem organizadas, uma vez que valorizam competências e habilidades próprias de cada estilo e tal atuação modifica a forma de aprender, pois introduz novos elementos no processo de aprendizagem, tal como o uso de linguagem digital (narrativas) e a comunicação direta entre pares para a produção do conhecimento para a inovação curricular, despertando maior interesse e vontade de aprender, maior participação e motivação para estudar, além do crescimento da autonomia e da autoestima. As considerações apresentadas buscam contribuir na proposição de práticas de colaboração em rede para a Educação Básica, que estimulem a pesquisa colaborativa, de forma aberta, respeitando os diferentes EUEV dos estudantes e explorando a Coaprendizagem, para a transformação de uma educação tradicional em uma Educação em Rede, que contemple a constituição de uma rede de aprendizagem, aberta, flexível e inclusiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38024 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Maria do Rozario Gomes da Mota Silva.pdf | 4,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons