Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38020

Comparte esta pagina

Título : A inter-relação entre a Estatística e a Probabilidade : um estudo com professores de Matemática do Ensino Médio sobre a curva normal
Autor : ARAÚJO, André Fellipe Queiroz
Palabras clave : Probabilidade – Curva Normal; Estatística; Matemática - Docentes; Ensino Médio; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 23-mar-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAÚJO, André Fellipe Queiroz. A inter-relação entre a Estatística e a Probabilidade: um estudo com professores de Matemática do Ensino Médio sobre a curva normal. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos didático-matemáticos de professores de Matemática do Ensino Médio para abordagem da inter-relação entre a Estatística e a Probabilidade por meio da Curva Normal. Para isso, este estudo está fundamentado no modelo teórico de Conhecimentos e Competências Didático-Matemáticos do professor - CCDM, desenvolvido no âmbito da teoria do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática - EOS. Tal modelo contempla os conhecimentos e as competências relativos ao campo matemático e ao ensino da Matemática que devem fazer parte do domínio do professor de Matemática para que o mesmo possa exercer sua função docente de modo eficiente. Em termos metodológicos, a pesquisa possui um cunho qualitativo e teve o seu desenvolvimento pautado em duas etapas. Na primeira, realizamos uma análise, por meio de um estudo diagnóstico, dos conhecimentos didático-matemáticos iniciais de professores de Matemática do Ensino Médio sobre a inter-relação entre a Estatística e a Probabilidade por meio da Curva Normal. Os resultados dessa etapa indicaram que os professores apresentavam lacunas nos conhecimentos didático-matemáticos sobre o tema pautado. Com base nesse diagnóstico, realizamos a segunda etapa, na qual desenvolvemos uma proposta de ensino voltada para a abordagem articulada entre a Estatística e a Probabilidade por meio da Curva Normal, através de um encontro formativo. Esse encontro foi pautado na realização de uma sistematização teórica e de três atividades sobre o referido tema. A partir das análises de dados das discussões e das respostas das atividades realiza das nessa segunda etapa, concluímos que os professores conseguiram avançar na construção, ressignificação e ampliação de seus conhecimentos sobre a articulação entre a Estatística e a Probabilidade por meio da Curva Normal, tanto na perspectiva Matemática, envolvendo o conceito da Curva Normal, sua representação gráfica, os conceitos estatísticos e probabilísticos presentes nesse modelo, como também, na perspectiva didática, com a compreensão e domínio de aspectos e possibilidades didáticas para o ensino deste tema no Ensino Médio da escolarização básica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38020
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO André Fellipe Queiroz Araújo.pdf5,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons