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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38004
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Título : | Políticas públicas educacionais : estudo de caso sobre a Libras na formação de professores no IFPE Campus Pesqueira |
Autor : | MANDÚ, Graciela Sandra Raposo |
Palabras clave : | Política pública; Língua brasileira de sinais; Ensino superior; IFPE; Pesqueira (PE) |
Fecha de publicación : | 28-feb-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MANDÚ, Graciela Sandra Raposo. Políticas públicas educacionais: estudo de caso sobre a Libras na formação de professores no IFPE Campus Pesqueira. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Esta dissertação avalia se a inserção da disciplina Libras na matriz curricular dos cursos de licenciatura do IFPE Campus Pesqueira, coopera para a alteração do entendimento dos graduandos sobre a surdez e, de que forma esse componente curricular pode colaborar para a prática pedagógica do futuro docente. Analisamos essa política pública educacional e seus resultados. Portanto, foi realizada uma avaliação externa dessa política que, com relação à temporalidade é ex-post, pois foi realizada após a implementação da disciplina na matriz curricular dos cursos de licenciatura pesquisados, mediante o Decreto nº 5.626/2005. A pesquisa foi efetivada com a finalidade de mostrar quais são os avanços e limites dessa disciplina na formação dos professores, possibilitando possíveis correções. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. Realizamos uma pesquisa de campo, adotando uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudantes e profissionais em Libras. Na interpretação das informações levantadas, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados trouxeram evidências de que a ampliação da carga horária e a oferta de outros componentes curriculares sobre Libras se fazem necessárias. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38004 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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