Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38004

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARMO, Erinaldo Ferreira do-
dc.contributor.authorMANDÚ, Graciela Sandra Raposo-
dc.date.accessioned2020-09-15T18:35:26Z-
dc.date.available2020-09-15T18:35:26Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationMANDÚ, Graciela Sandra Raposo. Políticas públicas educacionais: estudo de caso sobre a Libras na formação de professores no IFPE Campus Pesqueira. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38004-
dc.description.abstractEsta dissertação avalia se a inserção da disciplina Libras na matriz curricular dos cursos de licenciatura do IFPE Campus Pesqueira, coopera para a alteração do entendimento dos graduandos sobre a surdez e, de que forma esse componente curricular pode colaborar para a prática pedagógica do futuro docente. Analisamos essa política pública educacional e seus resultados. Portanto, foi realizada uma avaliação externa dessa política que, com relação à temporalidade é ex-post, pois foi realizada após a implementação da disciplina na matriz curricular dos cursos de licenciatura pesquisados, mediante o Decreto nº 5.626/2005. A pesquisa foi efetivada com a finalidade de mostrar quais são os avanços e limites dessa disciplina na formação dos professores, possibilitando possíveis correções. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. Realizamos uma pesquisa de campo, adotando uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudantes e profissionais em Libras. Na interpretação das informações levantadas, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados trouxeram evidências de que a ampliação da carga horária e a oferta de outros componentes curriculares sobre Libras se fazem necessárias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIFPEpt_BR
dc.subjectPesqueira (PE)pt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais : estudo de caso sobre a Libras na formação de professores no IFPE Campus Pesqueirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6113823065035238pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8558188425516554pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation assesses whether the insertion of the Libras discipline in the curricular matrix of the undergraduate courses at IFPE Campus Pesqueira, cooperates to change the undergraduate students' understanding concerning deafness, and how this curricular component can collaborate for the pedagogical practice of the future teacher. We analyzed this public educational policy and its results. Therefore, an external evaluation of this policy was carried out, which, in relation to temporality, is ex-post, since it was carried out after the implementation of the discipline in the curricular matrix of the researched degree courses, through Decree nº 5.626/2005. The research was carried out in order to show what are the advances and limits of this discipline in the training of teachers, enabling possible corrections. This study was approved by the Research Ethics Committee of UFPE. We conducted a field research, adopting a qualitative approach. For data collection, semi-structured interviews were conducted with students and professionals in Libras. In interpreting of the collected the information, we used content analysis. The results brought evidence the expansion of the workload and the offer of other curricular components about Libras are necessary.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Graciela Sandra Raposo Mandú.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons