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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37982

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Título: Prática profissional e o processo formativo da/o assistente social : expressões do diálogo sobre a Gerontologia em hospitais universitários do Recife/PE
Autor(es): FALCÃO, Maria de Fátima de Oliveira
Palavras-chave: Serviço social; Gerontologia; Educação continuada
Data do documento: 13-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FALCÃO, Maria de Fátima de Oliveira. Maria de Fátima de Oliveira. Prática profissional e o processo formativo da/o assistente social: expressões do diálogo sobre a Gerontologia em hospitais universitários do Recife/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta pesquisa descreve as expressões do diálogo sobre o Envelhecimento Humano e a Velhice, compreendidas como campo de estudo da Gerontologia, ocorrido entre as Assistentes Sociais e as/os estagiárias/os ou residentes do Serviço Social, dos Hospitais Universitários (HUs) Públicos do Recife, especificamente dos Hospitais das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) e do Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE). Dessa forma, legitima-se neste estudo, a importância e necessidade urgente de dialogar sobre uma temática que reverbera nas diversas políticas, em especial no setor da Saúde Pública, seja pela atualidade da temática, principalmente, pelas análises das condições de vidas das/os velhas/os atendidas/os, preparando as/os estagiárias/os e residentes a compreenderem criticamente o aumento expressivo dos atendimentos ao segmento idoso; ou até mesmo, pela ausência deste atendimento, como aconteceu num dado momento da aplicação das entrevistas. Tendo em vista que os atendimentos são produzidos e reproduzidos como expressões da Questão Social, na Sociedade Capitalista que visualiza a Velhice como uma tragédia, como é apresentada por Solange Teixeira, esta pesquisa pretendeu alcançar um campo pouco dialogado do Serviço Social e serve de estímulo à capacitação permanente das profissionais, como é previsto no Código de Ética Profissional (CEP); no Estatuto do Idoso em relação à Gerontologia; nos parâmetros de atuação do Assistente Social na Saúde, entre outras legislações. Percebeu-se, também, que a preparação profissional para atendimento ao segmento idoso, desvelando as nuances do que é posto pelo Capitalismo como real e realizando as leituras críticas colaboram para não legitimar práticas institucionais que segregam, infantilizam ou culpabilizam as/os velhas/os. Cabe ainda salientar que nos resultados também se percebeu a necessidade de dialogar sobre a Rede de Atenção à Saúde (RAS) o que será mais bem estudado em outro momento por esta pesquisadora, mas que se trata de tema emergente, quando se dialoga sobre a formação e atuação profissional e, especialmente, no âmbito da Gerontologia Social Crítica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37982
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gerontologia

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