Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37982

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Edilson Fernandes de-
dc.contributor.authorFALCÃO, Maria de Fátima de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-09-15T14:24:19Z-
dc.date.available2020-09-15T14:24:19Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.citationFALCÃO, Maria de Fátima de Oliveira. Maria de Fátima de Oliveira. Prática profissional e o processo formativo da/o assistente social: expressões do diálogo sobre a Gerontologia em hospitais universitários do Recife/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37982-
dc.description.abstractEsta pesquisa descreve as expressões do diálogo sobre o Envelhecimento Humano e a Velhice, compreendidas como campo de estudo da Gerontologia, ocorrido entre as Assistentes Sociais e as/os estagiárias/os ou residentes do Serviço Social, dos Hospitais Universitários (HUs) Públicos do Recife, especificamente dos Hospitais das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) e do Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE). Dessa forma, legitima-se neste estudo, a importância e necessidade urgente de dialogar sobre uma temática que reverbera nas diversas políticas, em especial no setor da Saúde Pública, seja pela atualidade da temática, principalmente, pelas análises das condições de vidas das/os velhas/os atendidas/os, preparando as/os estagiárias/os e residentes a compreenderem criticamente o aumento expressivo dos atendimentos ao segmento idoso; ou até mesmo, pela ausência deste atendimento, como aconteceu num dado momento da aplicação das entrevistas. Tendo em vista que os atendimentos são produzidos e reproduzidos como expressões da Questão Social, na Sociedade Capitalista que visualiza a Velhice como uma tragédia, como é apresentada por Solange Teixeira, esta pesquisa pretendeu alcançar um campo pouco dialogado do Serviço Social e serve de estímulo à capacitação permanente das profissionais, como é previsto no Código de Ética Profissional (CEP); no Estatuto do Idoso em relação à Gerontologia; nos parâmetros de atuação do Assistente Social na Saúde, entre outras legislações. Percebeu-se, também, que a preparação profissional para atendimento ao segmento idoso, desvelando as nuances do que é posto pelo Capitalismo como real e realizando as leituras críticas colaboram para não legitimar práticas institucionais que segregam, infantilizam ou culpabilizam as/os velhas/os. Cabe ainda salientar que nos resultados também se percebeu a necessidade de dialogar sobre a Rede de Atenção à Saúde (RAS) o que será mais bem estudado em outro momento por esta pesquisadora, mas que se trata de tema emergente, quando se dialoga sobre a formação e atuação profissional e, especialmente, no âmbito da Gerontologia Social Crítica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectGerontologiapt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.titlePrática profissional e o processo formativo da/o assistente social : expressões do diálogo sobre a Gerontologia em hospitais universitários do Recife/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBELO, Isolda-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8696682319334518pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3329563140947244pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gerontologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research describes the expressions of the dialogue about Human Aging and Old Age, understood as a field of study in Gerontology, that occurred among Social Workers and interns or residents of the Social Service, of the Public University Hospitals (HUs) of Recife, specifically the Hospitals of the Clinics of the Federal University of Pernambuco (HC/UFPE) and the University Student Oswaldo Cruz of the University of Pernambuco (HUOC/UPE). Thus, in this study, the importance and the urgent need to discuss a topic that affects the different policies, especially in the Public Health sector, responsible for preparing interns and residents, to critically understand the expressive increase in serving the elderly segment; or even, by the absence of this assistance, as occurred at a certain moment in the application of the interviews. Bearing in mind that care is produced and reproduced as an expression of the Social Question, in the Capitalist Society, which sees old age as a tragedy, presented by Solange Teixeira. This research aimed to reach a little dialogued field of Social Work and serves as a stimulus to the permanent training of professionals, as provided for in the Code of Professional Ethics (CEP); Statute of the Elderly in relation to Gerontology; the performance parameters of the Social Health Assistant; among other laws. It was also noticed that the professional preparation to attend the elderly segment, unveiling the nuances of what is considered real by Capitalism and, performing critical readings, collaborates not to legitimize institutional practices that segregate, infantilize or blame the elderly. It is also worth noting that the results also perceived the need to talk about the Health Care Network (RAS), which will be better studied at another time by this researcher, but which is an emerging theme when talking about training and professional performance and, especially, within the scope of Critical Social Gerontology.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5515691552518819pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gerontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria de Fatima Oliveira Falcão.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons