Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3798
Título: Políticas regionais e instituições : bases para um novo modelo de intervenção
Autor(es): Pedrosa Júnior, Dinilson
Palavras-chave: Teoria economica; Sudene
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pedrosa Júnior, Dinilson; José de Arroxelas Galvão, Olímpio. Políticas regionais e instituições : bases para um novo modelo de intervenção. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Esta tese tem por propósito contribuir para a reflexão sobre uma nova forma de intervenção no mais grave problema regional brasileiro, o representado pelo Nordeste. Com este intuito, a experiência do órgão responsável pelo desenvolvimento da Região nos últimos 40 anos, a Sudene, é analisada, constatando-se a persistência do problema regional. Este problema é definido com a existência de significativas disparidades entre os graus de desenvolvimento do Nordeste e o do resto do País. Na investigação de uma proposição de intervenção, a teoria econômica é estudada, dando-se ênfase a aspectos não muito explorados por economistas regionais, tais como economia das instituições e fundamentos da complexidade. Considera-se, também, a ausência, no Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado, idealizado e posto em prática pelo Governo Federal, de qualquer menção explícita à especificidade de um órgão de desenvolvimento regional. Ao final, é proposto um arranjo institucional para a agência que deve substituir a Sudene na difícil tarefa de desenvolver o Nordeste. A estrutura de agência apresentada é fundamentada nas reflexões realizada e nos conceitos discutidos ao longo de todo o trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3798
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5747_1.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.