Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37974

Compartilhe esta página

Título: A busca por algo novo e sobretudo singular : estratégias que possibilitem rupturas aos entrelaçamentos discursivos em relação à prática docente em matemática
Autor(es): COSTA, Luana Rafaela da Silva
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Professores de matemática; Análise do discurso; Diferença (Filosofia)
Data do documento: 17-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Luana Rafaela da Silva. A busca por algo novo e sobretudo singular: estratégias que possibilitem rupturas aos entrelaçamentos discursivos em relação à prática docente em matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Esta pesquisa perpassa por caminhos consonantes à Filosofia da Diferença, buscando a interseção desse plano de imanência com o plano da Educação Matemática. Uma excursão pelos discursos recorrentes sobre a dificuldade em matemática, entrelaçadas com questões que surgiram no campo de pesquisa, tais como a constituição curricular, a avaliação, o hiperativismo de alunos e professores, bem como, a consolidação de novas verdades no campo sobre ensinar matemática. Tramas que envolvem dois professores e dois alunos nessa dinâmica social, produtora de saberes, poderes e verdades. Utilizou-se, para isso, a Cartografia Existencial como principal método de pesquisa, por possibilitar acompanhar os diversos movimentos da pesquisa, por não se tratar de um caminho linear com fins pré-estabelecidos, mas por estabelecer pistas para descrever, discutir e, sobretudo, coletivizar a experiência do cartógrafo diante das marcas que nasceram no campo de pesquisa. Objetivou-se, dessa maneira, investigar a consolidação, desconstrução e os efeitos dos discursos sobre a matemática, bem como, descrever como os docentes e discentes são produtos discursivos e como encontram rotas de fugas para as concepções fixadas à matemática escolar. Ao cartografarmos, fizemos conexões diante das concepções dos sujeitos participantes, através de mapas narrativos, entrevistas, conversas e anotações. Produções que reforçaram a importância do reconhecimento das linhas de forças diante de uma constituição subjetiva, como uma invenção singular, despertando a visão do jogo social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37974
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luana Rafaela da Silva Costa.pdf867,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons