Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37974

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorCOSTA, Luana Rafaela da Silva-
dc.date.accessioned2020-09-14T17:58:39Z-
dc.date.available2020-09-14T17:58:39Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Luana Rafaela da Silva. A busca por algo novo e sobretudo singular: estratégias que possibilitem rupturas aos entrelaçamentos discursivos em relação à prática docente em matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37974-
dc.description.abstractEsta pesquisa perpassa por caminhos consonantes à Filosofia da Diferença, buscando a interseção desse plano de imanência com o plano da Educação Matemática. Uma excursão pelos discursos recorrentes sobre a dificuldade em matemática, entrelaçadas com questões que surgiram no campo de pesquisa, tais como a constituição curricular, a avaliação, o hiperativismo de alunos e professores, bem como, a consolidação de novas verdades no campo sobre ensinar matemática. Tramas que envolvem dois professores e dois alunos nessa dinâmica social, produtora de saberes, poderes e verdades. Utilizou-se, para isso, a Cartografia Existencial como principal método de pesquisa, por possibilitar acompanhar os diversos movimentos da pesquisa, por não se tratar de um caminho linear com fins pré-estabelecidos, mas por estabelecer pistas para descrever, discutir e, sobretudo, coletivizar a experiência do cartógrafo diante das marcas que nasceram no campo de pesquisa. Objetivou-se, dessa maneira, investigar a consolidação, desconstrução e os efeitos dos discursos sobre a matemática, bem como, descrever como os docentes e discentes são produtos discursivos e como encontram rotas de fugas para as concepções fixadas à matemática escolar. Ao cartografarmos, fizemos conexões diante das concepções dos sujeitos participantes, através de mapas narrativos, entrevistas, conversas e anotações. Produções que reforçaram a importância do reconhecimento das linhas de forças diante de uma constituição subjetiva, como uma invenção singular, despertando a visão do jogo social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.titleA busca por algo novo e sobretudo singular : estratégias que possibilitem rupturas aos entrelaçamentos discursivos em relação à prática docente em matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3143412160006153pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research goes through the Philosophy of Difference way, searching for the intersection between immanence plan and Mathematical Education plan. A journey of the recurring speeches about mathematics difficulty, intertwined with issues that have appeared in the field searching such as curriculum creation, evaluation, students hyperactivity and teachers as well. The consolidation of new truth in the field of mathematics education. Arguments between two teachers and two students into a social dynamic of knowledge production, power and truths. Using Existential Cartography as the main research method. This method makes possible to following the several movements the research needs, for not being a linear path with pre-established purposes, but for establishing clues to describe, discuss and collectivize the cartographer's experience which were born during the research field. A long this line, investigating the consolidation, deconstruction and the effects of mathematics discourse and also to describe how as teachers and students are discursive products. How they found out alternative options about the conceptions attached to the mathematics classes. When mapping, we made connections using narrative maps, interviews, conversations and notes through the participant`s conceptions. Productions that have reinforced the importance of recognizing the strengths lines front of a subjective constitution as a unique invention, awakening the social game vision.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luana Rafaela da Silva Costa.pdf867,88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons