Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37966

Comparte esta pagina

Título : Estratégias de ensino da Biologia evolutiva à luz do Desenho Universal da Aprendizagem
Autor : SANTOS, Cristiano Antonio dos
Palabras clave : Ensino de Ciências; Evolução – estudo e ensino; Desenho Universal da Aprendizagem
Fecha de publicación : 12-jul-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Cristiano Antonio dos. Estratégias de ensino da Biologia evolutiva à luz do Desenho Universal da Aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Resumen : O ensino da Biologia evolutiva, partindo do pressuposto teórico metodológico Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) propõe três princípios para o planejamento de estratégias de aulas mais diversificadas e adequadas à singularidade de cada educando. O DUA vem do princípio da acessibilidade da arquitetura, o qual implica desenhar ambientes que possibilitem o acesso a todos, independentemente das suas necessidades físicas e cognitivas. Portanto reconhecer a necessidade de criar oportunidades para que todos os alunos possam ser incluídos no currículo comum e em atividades realizadas no ensino regular, representou a ação dessa dissertação. A pesquisa foi desenvolvida sob a óptica da pesquisa-ação, de método participativo, desenvolvido em três fases de maneira a trabalhar os princípios do DUA com os alunos. De forma que foram aplicadas duas estratégias de ensino, uma à luz do DUA, o qual representa o produto dessa dissertação e outra via estratégia convencional, com grupos de quinze discentes cada. As intervenções foram avaliadas, usando como instrumento uma roda de conversa e questionário semi-estruturado, previamente planejado. A análise dos resultados demonstrou que a intervenção à luz do DUA trouxe um ganho no processo ensino-aprendizagem em relação às estratégias de aulas tradicionais para os conteúdos da Biologia evolutiva. Concluímos dessa forma que o pressuposto teórico metodológico DUA, apesar de demandar maior tempo no planejamento, pois exige um olhar minucioso dos aspectos que envolvem a aprendizagem dos alunos, atende as expectativas dos alunos pois possibilita aulas mais eficazes e atrativas para os estudantes, quanto ao aproveitamento de forma global.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37966
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cristiano Antonio dos Santos.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons