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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAGNATA, Simey de Souza Leão Pereira-
dc.contributor.authorSANTOS, Cristiano Antonio dos-
dc.date.accessioned2020-09-14T15:51:38Z-
dc.date.available2020-09-14T15:51:38Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Cristiano Antonio dos. Estratégias de ensino da Biologia evolutiva à luz do Desenho Universal da Aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37966-
dc.description.abstractO ensino da Biologia evolutiva, partindo do pressuposto teórico metodológico Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) propõe três princípios para o planejamento de estratégias de aulas mais diversificadas e adequadas à singularidade de cada educando. O DUA vem do princípio da acessibilidade da arquitetura, o qual implica desenhar ambientes que possibilitem o acesso a todos, independentemente das suas necessidades físicas e cognitivas. Portanto reconhecer a necessidade de criar oportunidades para que todos os alunos possam ser incluídos no currículo comum e em atividades realizadas no ensino regular, representou a ação dessa dissertação. A pesquisa foi desenvolvida sob a óptica da pesquisa-ação, de método participativo, desenvolvido em três fases de maneira a trabalhar os princípios do DUA com os alunos. De forma que foram aplicadas duas estratégias de ensino, uma à luz do DUA, o qual representa o produto dessa dissertação e outra via estratégia convencional, com grupos de quinze discentes cada. As intervenções foram avaliadas, usando como instrumento uma roda de conversa e questionário semi-estruturado, previamente planejado. A análise dos resultados demonstrou que a intervenção à luz do DUA trouxe um ganho no processo ensino-aprendizagem em relação às estratégias de aulas tradicionais para os conteúdos da Biologia evolutiva. Concluímos dessa forma que o pressuposto teórico metodológico DUA, apesar de demandar maior tempo no planejamento, pois exige um olhar minucioso dos aspectos que envolvem a aprendizagem dos alunos, atende as expectativas dos alunos pois possibilita aulas mais eficazes e atrativas para os estudantes, quanto ao aproveitamento de forma global.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEvolução – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDesenho Universal da Aprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias de ensino da Biologia evolutiva à luz do Desenho Universal da Aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1061875645841305pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4168915904944040pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of evolutionary biology, based on the theoretical methodological assumption Universal Design for Learning (DUA), proposes three principles for the planning of more diversified lesson strategies and appropriate to the uniqueness of each student. DUA comes from the principle of accessibility of architecture, which implies designing environments that enable access to all, regardless of their physical and cognitive needs. Therefore, recognizing the need to create opportunities for all students to be included in the common curriculum and activities performed in regular education, represented the action of this dissertation. The research was developed from the perspective of action research, participatory method, developed in three phases in order to work the principles of DUA with the students. Thus, two teaching strategies were applied, one in the light of DUA, which represents the product of this dissertation and the other via conventional strategy, with groups of fifteen students each. The interventions were evaluated using as a tool a conversation wheel and semi-structured questionnaire, previously planned, as an instrument. The analysis of the results showed that the intervention in the light of the DUA brought a gain in the teaching-learning process in relation to the strategies of traditional classes for the learning of evolutionary biology contents. We conclude that the DUA methodological theoretical assumption, although demanding more time in planning, because it requires a thorough look at the learning aspects of students learning, meets the expectations of students because it’s enables more effective and attractive classes for students, as the harnessing globally.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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