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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37966

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Título: Estratégias de ensino da Biologia evolutiva à luz do Desenho Universal da Aprendizagem
Autor(es): SANTOS, Cristiano Antonio dos
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Evolução – estudo e ensino; Desenho Universal da Aprendizagem
Data do documento: 12-Jul-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Cristiano Antonio dos. Estratégias de ensino da Biologia evolutiva à luz do Desenho Universal da Aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Abstract: O ensino da Biologia evolutiva, partindo do pressuposto teórico metodológico Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) propõe três princípios para o planejamento de estratégias de aulas mais diversificadas e adequadas à singularidade de cada educando. O DUA vem do princípio da acessibilidade da arquitetura, o qual implica desenhar ambientes que possibilitem o acesso a todos, independentemente das suas necessidades físicas e cognitivas. Portanto reconhecer a necessidade de criar oportunidades para que todos os alunos possam ser incluídos no currículo comum e em atividades realizadas no ensino regular, representou a ação dessa dissertação. A pesquisa foi desenvolvida sob a óptica da pesquisa-ação, de método participativo, desenvolvido em três fases de maneira a trabalhar os princípios do DUA com os alunos. De forma que foram aplicadas duas estratégias de ensino, uma à luz do DUA, o qual representa o produto dessa dissertação e outra via estratégia convencional, com grupos de quinze discentes cada. As intervenções foram avaliadas, usando como instrumento uma roda de conversa e questionário semi-estruturado, previamente planejado. A análise dos resultados demonstrou que a intervenção à luz do DUA trouxe um ganho no processo ensino-aprendizagem em relação às estratégias de aulas tradicionais para os conteúdos da Biologia evolutiva. Concluímos dessa forma que o pressuposto teórico metodológico DUA, apesar de demandar maior tempo no planejamento, pois exige um olhar minucioso dos aspectos que envolvem a aprendizagem dos alunos, atende as expectativas dos alunos pois possibilita aulas mais eficazes e atrativas para os estudantes, quanto ao aproveitamento de forma global.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37966
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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