Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37834

Comparte esta pagina

Título : Estudo comparativo das atividades de frentistas e dos riscos ergonômicos em dois postos de combustíveis de portes diferentes : NR 17 Ergonomia e eSocial
Autor : SOUZA, Jane Paula de
Palabras clave : Ergonomia; Riscos; Frentista; Postos de Combustíveis
Fecha de publicación : 27-nov-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Jane Paula de. Estudo comparativo das atividades de frentistas e dos riscos ergonômicos em dois postos de combustíveis de portes diferentes: NR 17 Ergonomia e eSocial. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : O estudo comparativo ora apresentado traz em seu corpo uma Analise Ergonômica do Trabalho – AET, a qual foi realizada em dois postos de combustíveis (de portes diferentes) com intuito de levantar os riscos ergonômicos aos quais os colaboradores estão expostos em seu ambiente laboral (sob a luz da NR-17 de Ergonomia e dos Riscos Ergonômicos e eSocial) para tão logo em seguida propor a implementação de ações ergonômicas que visam a melhoria da qualidade de vida dos frentistas em seu posto de trabalho. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e de caso. Para tanto, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, da mesma forma que também foram empregados, enquanto instrumentos de coleta de dados, o software Ergolândia (ferramentas OWAS e RULA), entrevistas fechadas e semiestruturadas, registro fotográfico e observação direta. Para conclusão da AET foi utilizado os itens da NR 17 de Ergonomia. Nos resultados foi observado (em ambos os postos de combustíveis) que as atividades e os riscos ocupacionais ergonômicos são os mesmos e que existe o descumprimento do estabelecido em relação a NR 17 Ergonomia, no tocante à ausência de assentos, o que pode desencadear uma diversidade de efeitos negativos aos frentistas. Os resultados da pesquisa mostraram, ainda, que quanto as condições ambientais (de iluminância, ruído, temperatura e umidade relativa do ar) os postos de combustíveis analisados apresentam índices aceitáveis, não trazendo consigo maiores consequências aos seus colaboradores/frentistas. Salienta-se também, que foi utilizada nas Avaliações Ergonômicas no presente estudo, os riscos ergonômicos do eSocial e estes apresentaram indicadores que podem servir de orientação para implementação de melhorias ergonômicas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37834
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jane Paula de Souza.pdf8,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons