Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37814
Share on
Title: | Artes visuais no ensino médio : afastamentos e aproximações da prática pedagógica no uso do livro didático |
Authors: | MIRANDA, Marcos Paulo Gomes |
Keywords: | Arte-educação; Artes digitais; Ensino médio; Livro didático; Tecnologias |
Issue Date: | 28-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MIRANDA, Marcos Paulo Gomes. Artes visuais no ensino médio: afastamentos e aproximações da prática pedagógica no uso do livro didático. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A pesquisa de mestrado "Artes Visuais no Ensino Médio: afastamentos e aproximações da prática pedagógica no uso do livro didático" foi desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE/UFPB, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais no Brasil. Situada nos campos de estudo da Cultura Visual e do Design, esta dissertação buscou investigar quais os possíveis afastamentos e as aproximações didáticos que o livro "Arte em interação — Volume único", da Editora IBEP, pode proporcionar aos arte/educadores e seus estudantes durante a prática pedagógica de seu uso. Os objetivos para o desenvolvimento deste estudo foram: (1) compreender a importância do ensino de Artes no Ensino Médio e suas articulações metodológicas ligadas às tecnologias digitais; (2) entender como os conhecimentos do campo do Design da Informação podem ressignificar um agrupamento de dados informacionais em aprendizagens significativas; (3) identificar como pode ocorrer o uso prático deste material em sala de aula através do relato de quatro docentes da rede pública de ensino. A metodologia abordada neste estudo seguiu a abordagem narrativa. Os procedimentos para a produção de dados articularam principalmente a pesquisa bibliográfica, análise do objeto investigado e um questionário de pesquisa online com quatro professores usuários do livro em questão e que atuam no Ensino Médio. Como resultado, constatamos que o uso do livro didático em sala de aula está atrelado à estrutura física ou contextual onde ocorrem as aulas de Arte, redimensionando as propostas conteudísticas e os engajamentos digitais ou tecnológicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37814 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marcos Paulo Gomes Miranda.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License