Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37814

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNUNES, Luciana Borre-
dc.contributor.authorMIRANDA, Marcos Paulo Gomes-
dc.date.accessioned2020-09-04T18:13:37Z-
dc.date.available2020-09-04T18:13:37Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationMIRANDA, Marcos Paulo Gomes. Artes visuais no ensino médio: afastamentos e aproximações da prática pedagógica no uso do livro didático. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37814-
dc.description.abstractA pesquisa de mestrado "Artes Visuais no Ensino Médio: afastamentos e aproximações da prática pedagógica no uso do livro didático" foi desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE/UFPB, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais no Brasil. Situada nos campos de estudo da Cultura Visual e do Design, esta dissertação buscou investigar quais os possíveis afastamentos e as aproximações didáticos que o livro "Arte em interação — Volume único", da Editora IBEP, pode proporcionar aos arte/educadores e seus estudantes durante a prática pedagógica de seu uso. Os objetivos para o desenvolvimento deste estudo foram: (1) compreender a importância do ensino de Artes no Ensino Médio e suas articulações metodológicas ligadas às tecnologias digitais; (2) entender como os conhecimentos do campo do Design da Informação podem ressignificar um agrupamento de dados informacionais em aprendizagens significativas; (3) identificar como pode ocorrer o uso prático deste material em sala de aula através do relato de quatro docentes da rede pública de ensino. A metodologia abordada neste estudo seguiu a abordagem narrativa. Os procedimentos para a produção de dados articularam principalmente a pesquisa bibliográfica, análise do objeto investigado e um questionário de pesquisa online com quatro professores usuários do livro em questão e que atuam no Ensino Médio. Como resultado, constatamos que o uso do livro didático em sala de aula está atrelado à estrutura física ou contextual onde ocorrem as aulas de Arte, redimensionando as propostas conteudísticas e os engajamentos digitais ou tecnológicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectArtes digitaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleArtes visuais no ensino médio : afastamentos e aproximações da prática pedagógica no uso do livro didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4012709161183982pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9232357001079673pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe master's research "Visual Arts in Secondary Education: clearances and approximations from pedagogical practice in the use of textbooks" was developed in the Associated Postgraduate Program in Visual Arts at UFPE / UFPB, in the line of research Teaching Visual Arts in Brazil . Situated in the fields of study of Visual Culture and Design, this dissertation sought to investigate the possible departures and didactic approaches that the book "Arte em interaction - Volume unique", by Editora IBEP, can provide to art / educators and their students during the pedagogical practice of its use. The objectives for the development of this study were: (1) to understand the importance of teaching Arts and to Visual Culture in High School and its methodological articulations linked to digital technologies; (2) understand how knowledge in the field of Information Design can reframe a grouping of informational data in meaningful learning; (3) to identify how the practical use of this material in the classroom can occur through the report of four public school teachers. The methodology addressed in this study followed the narrative approach. The procedures for the production of data mainly articulated bibliographic research, analysis of the investigated object and an online research questionnaire with four teachers who use the book in question and who work in high school. As a result, we found that the use of textbooks in the classroom is linked to the physical or contextual structure where Art classes take place, resizing content proposals and digital or technological engagements.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcos Paulo Gomes Miranda.pdf3,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons