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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37724

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Título: Construção e validação de um vídeo educacional sobre a importância do doador de sangue retornar ao serviço de hemoterapia
Autor(es): TAVARES, Josiete Correia de Araújo
Palavras-chave: Tecnologia educacional; Doador de sangue; Autocuidado; Educação em saúde
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TAVARES, Josiete Correia de Araújo. Construção e validação de um vídeo educacional sobre a importância do doador de sangue retornar ao serviço de hemoterapia. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A doação de sangue no Brasil constitui um ato voluntário, altruísta e não remunerada de doadores que permite a retirada do seu próprio sangue para atender a demanda de pacientes que necessitam de transfusão de sangue. É um gesto que assegura um direito à vida. O estudo viabilizou descrever o processo de construção e validação de um vídeo educacional para doadores voluntários de sangue sobre a importância do retorno dos doadores quando convocados para comparecerem ao serviço de hemoterapia. O método utilizado foi um estudo metodológico. Para a construção do vídeo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os doadores para identificar os porquês do não retorno quando convocados. A validação do vídeo foi realizada por 22 profissionais especialistas e 11 doadores de sangue, os especialistas foram profissionais com experiência em hemocentro: assistentes sociais, médicos, enfermeiros e especialistas em tecnologias ativas e em comunicação e educação. O estudo obedeceu aos procedimentos éticos e legais preconizados na Resolução 466/2012. Os resultados das entrevistas emergiram pelo software IRAMUTEQ em quatro classes: “Importância de um vídeo na sala de espera”; “Sentimento negativo ao receber uma convocação do Hemope”; “Importância da doação de sangue” e “Sentimento de alívio quando obtém informação”. O vídeo educacional ao ser validado pelos juízes teve o índice de validade de conteúdo em escala (S-CVI) de 0,91, e em relação ao conteúdo a linguagem e a construção obteve o SCVI de 0,92 e pelo público alvo teve sua significância 100%, portanto o vídeo é considerado uma ferramenta válida para auxiliar na orientação aos doadores que são impactados pelo medo e angústia ao receberem uma convocação do serviço após a doação de sangue. A relevância e contribuição do vídeo destacam-se por ser uma ferramenta que oportuniza diálogos de educação em saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37724
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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