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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorTAVARES, Josiete Correia de Araújo-
dc.date.accessioned2020-08-27T18:57:39Z-
dc.date.available2020-08-27T18:57:39Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationTAVARES, Josiete Correia de Araújo. Construção e validação de um vídeo educacional sobre a importância do doador de sangue retornar ao serviço de hemoterapia. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37724-
dc.description.abstractA doação de sangue no Brasil constitui um ato voluntário, altruísta e não remunerada de doadores que permite a retirada do seu próprio sangue para atender a demanda de pacientes que necessitam de transfusão de sangue. É um gesto que assegura um direito à vida. O estudo viabilizou descrever o processo de construção e validação de um vídeo educacional para doadores voluntários de sangue sobre a importância do retorno dos doadores quando convocados para comparecerem ao serviço de hemoterapia. O método utilizado foi um estudo metodológico. Para a construção do vídeo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os doadores para identificar os porquês do não retorno quando convocados. A validação do vídeo foi realizada por 22 profissionais especialistas e 11 doadores de sangue, os especialistas foram profissionais com experiência em hemocentro: assistentes sociais, médicos, enfermeiros e especialistas em tecnologias ativas e em comunicação e educação. O estudo obedeceu aos procedimentos éticos e legais preconizados na Resolução 466/2012. Os resultados das entrevistas emergiram pelo software IRAMUTEQ em quatro classes: “Importância de um vídeo na sala de espera”; “Sentimento negativo ao receber uma convocação do Hemope”; “Importância da doação de sangue” e “Sentimento de alívio quando obtém informação”. O vídeo educacional ao ser validado pelos juízes teve o índice de validade de conteúdo em escala (S-CVI) de 0,91, e em relação ao conteúdo a linguagem e a construção obteve o SCVI de 0,92 e pelo público alvo teve sua significância 100%, portanto o vídeo é considerado uma ferramenta válida para auxiliar na orientação aos doadores que são impactados pelo medo e angústia ao receberem uma convocação do serviço após a doação de sangue. A relevância e contribuição do vídeo destacam-se por ser uma ferramenta que oportuniza diálogos de educação em saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDoador de sanguept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleConstrução e validação de um vídeo educacional sobre a importância do doador de sangue retornar ao serviço de hemoterapiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Telma Marques da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5004772932731925pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxBlood donation in Brazil is a voluntary, selfless and unpaid donor act that allows the withdrawal of one's own blood to meet the demand of patients who need blood transfusion. It is a gesture that ensures a right to life. The study made it possible to describe the process of construction and validation of an educational video for voluntary blood donors about the importance of donor return when called to attend the hemotherapy service. The method used was a methodological study. For the construction of the video, semi-structured interviews were conducted with donors to identify the reasons for non-return when called upon. The video was validated by 22 specialist professionals and 11 blood donors. The experts were professionals with experience in the blood center: social workers, doctors, nurses, and specialists in active technologies and in communication and education. The study followed the ethical and legal procedures recommended in Resolution 466/2012. Interview results emerged from IRAMUTEQ software in four classes: “Importance of a video in the waiting room”; “Negative feeling when receiving a call from Hemope”; “Importance of blood donation” and “Feeling of relief when you get information”. The educational video, when validated by the judges, had a content content validity index (S-CVI) of 0.91, and in relation to content, language and construction obtained a SCVI of 0.92, and by the target audience. 100% significance, so the video is considered a valid tool to assist in guiding donors who are impacted by fear and distress upon receiving a service call after blood donation. The relevance and contribution of the video stand out for being a tool that provides opportunities for health education dialogues.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7307172504080686pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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