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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37722
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Título : | Uma análise da problemática do acesso de estudantes a campi universitários no estado de Pernambuco |
Autor : | LOPES, Jade Cunha |
Palabras clave : | Engenharia Civil; Ensino Superior; Mobilidade urbana; Modelagem de equações estruturais |
Fecha de publicación : | 27-feb-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | LOPES, Jade Cunha. Uma análise da problemática do acesso e estudantes a campi universitários no estado de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | O atual fenômeno brasileiro de crescimento e expansão dos campi universitários, iniciado nos anos 2000 e contando com a criação de mais de 100 novos campi no país, aumenta o volume dos deslocamentos a esses polos nas dinâmicas urbanas. A posição de influência na matriz modal das cidades, somada com a necessidade de adereçar o acesso físico a Instituições de Ensino Superior (IES) para alcançar as metas da agenda 2030 da ONU, torna os deslocamentos de estudantes brasileiros a campi universitários um tema de grande importância para o planejamento da mobilidade urbana, mas ainda pouco estudado. Uma revisão bibliográfica destacou que o assunto já desperta interesse na comunidade acadêmica internacional e que o comportamento dos estudantes depende de diferentes variáveis e é dependente das condições locais aonde está situado. Assim, este trabalho objetivou analisar situações de acesso de estudantes de graduação a campi universitários em Pernambuco, discutindo esses achados do ponto de vista de políticas públicas, buscando mecanismos que facilitem as condições de acesso à educação superior para todos e todas. Onze elementos foram identificados com base na literatura e um questionário foi elaborado, o qual foi aplicado em estudantes de graduação de instituições públicas e privadas localizadas em Recife, Caruaru e Petrolina. Os dados foram analisados utilizando método de equações estruturais, um dos modelos de análise multivariada de dados, e usando quatro subgrupos diferentes da amostra: estado de Pernambuco, Região Metropolitana de Recife (RMR), Instituições públicas e Instituições Privadas. Destacaram as variáveis socioeconômicas e Hábito como significativas para explicar a escolha modal e diferenças entre comportamentos para instituições públicas e privadas, mas um comportamento homogêneo em diferentes regiões do estado. Conclui-se que os objetivos do trabalho foram satisfatoriamente atingidos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37722 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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