Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37722

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Enilson Medeiros dos-
dc.contributor.authorLOPES, Jade Cunha-
dc.date.accessioned2020-08-26T18:00:26Z-
dc.date.available2020-08-26T18:00:26Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationLOPES, Jade Cunha. Uma análise da problemática do acesso e estudantes a campi universitários no estado de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37722-
dc.description.abstractO atual fenômeno brasileiro de crescimento e expansão dos campi universitários, iniciado nos anos 2000 e contando com a criação de mais de 100 novos campi no país, aumenta o volume dos deslocamentos a esses polos nas dinâmicas urbanas. A posição de influência na matriz modal das cidades, somada com a necessidade de adereçar o acesso físico a Instituições de Ensino Superior (IES) para alcançar as metas da agenda 2030 da ONU, torna os deslocamentos de estudantes brasileiros a campi universitários um tema de grande importância para o planejamento da mobilidade urbana, mas ainda pouco estudado. Uma revisão bibliográfica destacou que o assunto já desperta interesse na comunidade acadêmica internacional e que o comportamento dos estudantes depende de diferentes variáveis e é dependente das condições locais aonde está situado. Assim, este trabalho objetivou analisar situações de acesso de estudantes de graduação a campi universitários em Pernambuco, discutindo esses achados do ponto de vista de políticas públicas, buscando mecanismos que facilitem as condições de acesso à educação superior para todos e todas. Onze elementos foram identificados com base na literatura e um questionário foi elaborado, o qual foi aplicado em estudantes de graduação de instituições públicas e privadas localizadas em Recife, Caruaru e Petrolina. Os dados foram analisados utilizando método de equações estruturais, um dos modelos de análise multivariada de dados, e usando quatro subgrupos diferentes da amostra: estado de Pernambuco, Região Metropolitana de Recife (RMR), Instituições públicas e Instituições Privadas. Destacaram as variáveis socioeconômicas e Hábito como significativas para explicar a escolha modal e diferenças entre comportamentos para instituições públicas e privadas, mas um comportamento homogêneo em diferentes regiões do estado. Conclui-se que os objetivos do trabalho foram satisfatoriamente atingidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectModelagem de equações estruturaispt_BR
dc.titleUma análise da problemática do acesso de estudantes a campi universitários no estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4103120139388313pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3433847962770085pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe current Brazilian phenomenon of university campuses expansion and growth, initiated in the 2000’s and ending up with over 100 new campuses in the country, increases the influence of commuting to these polos in the urban dynamics. The position to impact the modal split in the cities, as well as the need to address the physical access the High Education (HE) Institutions in order to reach 2030 UNO agenda goals, makes the Brazilian student’s trips towards university campuses a high importance theme, yet not very studied. A review pointed out that the subject is already of great interest for the international academic community and the student’s behaviour depends on different variables and it is dependent on the local conditions in which the campus is located on. Therefore, the present paper aimed to analyze different access situations of undergraduate students going to high education institutions in Pernambuco, discussing the findings through the policies perspectives, searching for mechanisms to facilitate the high education access to all.. Eleven elements were identified on the literature and a questionary was elaborated, that was latter applied on undergraduate students from private and public institutions located in Recife, Caruaru and Petrolina. The data as analysed using Structural Equation Modelling, one of the multivariate analyses methods, and four different subgroups of the sample: Pernambuco state, Região Metropolitana de Recife (RMR), Public Institutions and Private Institutions. It stands out as significative the socioeconomic and habit variables, as well as heterogeneous behaviour between public and private institutions, although a homogeneous one is observed among the state. Thus, the paper’s goals were satisfactory reached.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jade Cunha Lopes.pdf2,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons