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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37655

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Título: Letramento Estatístico na Educação Infantil : analisando possibilidades pedagógicas para o trabalho docente
Autor(es): LIRA, Flávia Luíza de
Palavras-chave: Educação Infantil; Letramento Estatístico; Professores – formação continuada; Estatística – estudo e ensino
Data do documento: 12-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIRA, Flávia Luíza de. Letramento estatístico na educação infantil: analisando possibilidades pedagógicas para o trabalho docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A pesquisa objetiva em termos gerais analisar a ampliação de possibilidades pedagógicas para o Letramento Estatístico, por professoras da Educação Infantil, na perspectiva do ciclo investigativo. Em termos específicos busca-se: examinar as orientações referentes ao ensino de Estatística na Educação Infantil nos documentos oficiais do Jaboatão dos Guararapes; identificar como o ensino de Estatística é abordado nas atividades propostas e nas orientações de vivências do livro didático utilizado por professores dessa rede municipal; analisar como professoras da Educação Infantil do Jaboatão dos Guararapes inserem atividades de Estatística em seus planejamentos e vivências com as crianças; promover encontros de formação com as professoras, buscando refletir sobre possibilidades pedagógicas para o Letramento Estatístico na Educação Infantil na perspectiva do ciclo investigativo; e analisar relatos orais e escritos das vivências das professoras com as crianças, após os encontros de formação com reflexões sobre o Letramento Estatístico. O percurso metodológico envolveu análise de documentos que orientam a prática pedagógica no município; entrevista semiestruturada com quatro professoras que trabalham com crianças de 5 anos; e encontros de formação no modelo de oficinas realizadas em contexto de colaboração. Os documentos oficiais do município apresentam limitações quanto à inserção de aspectos relacionados ao Letramento Estatístico. Com relação ao livro didático encontramos trinta atividades associadas a conhecimentos de Estatística, sendo vinte e quatro sobre classificação e seis sobre representação de dados. As professoras possuíam conhecimentos elementares sobre Estatística e não haviam participado de formações continuadas sobre o tema. Os encontros de formação proporcionaram reflexões sobre a importância de ser considerado o universo da criança tanto na escolha da problemática como na recolha, organização, análise e apresentação dos dados. Abordagens interdisciplinares se configuraram como possibilidade pedagógica para o letramento estatístico na Educação Infantil. Concluímos que os encontros de formação ampliaram possibilidades pedagógicas para o Letramento Estatístico na Educação Infantil, na medida em que as professoras promoveram novas aprendizagens e possibilitaram vivências significativas com as crianças no âmbito escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37655
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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