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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3756
Título: Representações sociais do ensino da matemática e suas relações com o IDEB
Autor(es): ALMEIDA, Diana Patrícia Gomes de
Palavras-chave: Ensino de Matemática;Representações Sociais;Modelos de Ensino;IDEB.
Data do documento: 31-Mar-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Patrícia Gomes de Almeida, Diana; de Souza Leão Maia, Lícia. Representações sociais do ensino da matemática e suas relações com o IDEB. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Análises dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mostram que o Ensino da Matemática dos estudantes brasileiros, nos anos iniciais, ainda apresenta um quadro bastante preocupante. No que diz respeito ao desempenho em matemática, os índices do SAEB não apresentam um panorama favorável, já que desde o início de suas avaliações, a média nacional esteve abaixo do patamar mínimo esperado, bem como em relação à meta estipulada pelo IDEB que também está longe dos 6,0 numa escala de zero a dez. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de analisar as Representações Sociais sobre o Ensino da Matemática dos professores dos anos iniciais e suas relações com o nível do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O aporte teórico de referência é baseado na Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici, sendo complementada pela Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric. Trouxemos uma discussão sobre Ensino de Matemática sua origem e evolução (D'AMBRÓSIO, 2008; MIORIN, 1995; GOMES, 2008; SADOVSKY, 2007), seguida por uma discussão sobre pesquisas a respeito da formação de professores no Brasil (ANDRÉ, 2002; FIORENTINI et al, 2002; instrumentos normativos: LDB, PARECER/CP 009/2001; CURI, 2004). Apresentamos, ainda, uma discussão sobre os Modelos de Ensino que se destacaram desde o início das primeiras questões do ensino da matemática, como: Modelos de ensino por Transmissão, por Descoberta, Tecnicista e Contemporâneo (MIZUKAMI, 1986; FIORENTINI, 1994; TARDIF, 2004; CACHAPUZ, PRAIA e JORGE, 2002; AMARAL, 2000; FAHL, 2003; LIBÂNEO, 2009). A metodologia do estudo se baseia numa abordagem Plurimetodológica. Utilizamos dois instrumentos metodológicos para coletar os dados. O primeiro é um Questionário Sócio-Cultural e o segundo é o Teste de Associação Livre e de Evocação Hierarquizada. A pesquisa levou à identificação e análise das representações sociais de 160 professores que lecionam no 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental atuantes no Ensino Fundamental da rede Municipal de Recife. Os professores foram divididos em dois grupos: 80 professores das escolas onde a nota do IDEB foi menor que a meta estabelecida e 80 professores das escolas onde a nota do IDEB foi maior. Para a análise dos dados, buscamos auxílio do software estatístico Trideux e no processo de categorização das palavras. Os resultados revelaram que a representação social sobre o ensino da matemática no contexto dos professores dos anos iniciais aparece com ambiguidades, ora essa representação está relacionada a um ensino nos moldes tradicionais, com fragmentos de conteúdos da matemática, ora a um ensino mais contemporâneo, na conotação pautada no Raciocínio Lógico e na Compreensão. No entanto, notamos que o grupo de professores das escolas com o IDEBMAIOR, mesmo apresentando resquícios de ensino tradicionalista, evidencia, mais fortemente, um ensino com ênfase na compreensão e na lógica compreendendo que o ensino deve ser voltado para a vida, com ênfase no contexto social, onde a elaboração e o desenvolvimento do conhecimento devem ser ligados ao processo de conscientização
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3756
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

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