Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3717
Título: Direito como literatura: o romance em cadeia de Ronald Dworkin: a retórica lítero-interpretativa do direito
Autor(es): Rodrigues da Silva Neto, José
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Direito e Literatura; Interpretação; Retórica
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigues da Silva Neto, José; Just da Costa e Silva, Gustavo. Direito como literatura: o romance em cadeia de Ronald Dworkin: a retórica lítero-interpretativa do direito. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Esta pesquisa, sob o enfoque da interdisciplinaridade, apresenta uma visão panorâmica da nova disciplina Direito e Literatura , a partir de sua origem e eventos significativos. Aponta-se a escora filosófica que anima a nova disciplina, enfocada a Interdisciplinaridade, de que é fonte a Literatura, abrangente repositório cultural. Direito e Literatura tem uma conceituação aberta, agasalhando o modo de ser da literatura e opera com a divisão tríplice de suas correntes: direito na literatura , direito como literatura e direito da literatura . A corrente direito na literatura é exposta com as manifestações clássicas e contemporâneas sobre temas jurídicos nas obras literárias universais, reservando- se um capítulo para as manifestações similares na literatura brasileira. Na corrente direito como literatura , apontar-se-á a interpretação literária do direito como narrativa, bem como a utilização de elementos da teoria literária para a interpretação jurídica, culminando com a proposta do romance em cadeia , de Ronald Dworkin, a qual compara o labor decisional dos juízes à escrita de um romance coletivo. Tais incursões da literatura e da teoria literária no campo jurídico implica num discurso de matiz interpretativo, cuja identificação de seus elementos resultou no esboço de uma tese: a concepção de uma retórica lítero-interpretativa do direito
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3717
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1174_1.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.