Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37165

Share on

Title: Competências gerenciais: o caso de uma instituição de ensino superior privada de Caruaru.
Authors: OLIVEIRA, Iale Carine Silva de
Keywords: Universidades e faculdades particulares - Caruaru (PE); Qualificações profissionais; Competências essenciais; Administração
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: OLIVEIRA, Iale Carine Silva de. Competências gerenciais: o caso de uma instituição de ensino superior privada de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: A presente pesquisa tem como tema principal competências gerenciais e se propôs a conhecer quais as competências gerenciais requeridas para gestores de instituições de ensino superior (IES) privadas da cidade de Caruaru. Este estudo, de caráter descritivo, adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa e se trata de um estudo de caso realizado com o dirigente principal de uma IES privada e três de seus subordinados diretos, no qual os mesmos avaliaram níveis de domínio e importância de um rol de quinze competências gerenciais definido por Gramingna (2007), através de um questionário estruturado adaptado de Andrade e Strauhs (2006). Para a realização da análise crítica e conclusão do estudo, foram realizadas a pesquisa teórica com base na literatura e a pesquisa empírica. Como principais competências gerenciais requeridas para gestores de IES privadas, de acordo com a percepção dos indivíduos respondentes, foram identificadas na pesquisa as seguintes competências: visão sistêmica, tomada de decisão, relacionamento interpessoal, planejamento, organização, negociação, motivação - energia para o trabalho, flexibilidade, comunicação e liderança.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37165
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, Iale Carine Silva de.pdf674,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons