Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37165
Share on
Title: | Competências gerenciais: o caso de uma instituição de ensino superior privada de Caruaru. |
Authors: | OLIVEIRA, Iale Carine Silva de |
Keywords: | Universidades e faculdades particulares - Caruaru (PE); Qualificações profissionais; Competências essenciais; Administração |
Issue Date: | 27-Jun-2019 |
Citation: | OLIVEIRA, Iale Carine Silva de. Competências gerenciais: o caso de uma instituição de ensino superior privada de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2019. |
Abstract: | A presente pesquisa tem como tema principal competências gerenciais e se propôs a conhecer quais as competências gerenciais requeridas para gestores de instituições de ensino superior (IES) privadas da cidade de Caruaru. Este estudo, de caráter descritivo, adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa e se trata de um estudo de caso realizado com o dirigente principal de uma IES privada e três de seus subordinados diretos, no qual os mesmos avaliaram níveis de domínio e importância de um rol de quinze competências gerenciais definido por Gramingna (2007), através de um questionário estruturado adaptado de Andrade e Strauhs (2006). Para a realização da análise crítica e conclusão do estudo, foram realizadas a pesquisa teórica com base na literatura e a pesquisa empírica. Como principais competências gerenciais requeridas para gestores de IES privadas, de acordo com a percepção dos indivíduos respondentes, foram identificadas na pesquisa as seguintes competências: visão sistêmica, tomada de decisão, relacionamento interpessoal, planejamento, organização, negociação, motivação - energia para o trabalho, flexibilidade, comunicação e liderança. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37165 |
Appears in Collections: | TCC - Administração - Bacharelado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Iale Carine Silva de.pdf | 674,34 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License