Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37144

Compartilhe esta página

Título: Programas de Recuperação Fiscal e Desequilíbrio no Ambiente Concorrencial Brasileiro: uma análise à luz do sistema constitucional
Autor(es): Cavalcanti, Eduardo Teixeira
Palavras-chave: Direito tributário; inconstitucionalidade; Livre Concorrência; Avaliação de Impacto Legislativo
Data do documento: 1-Dez-2019
Citação: CAVALCANTI, Eduardo Teixeira. Programas de recuperação fiscal e desequilíbrio no ambiente concorrencial brasileiro: uma análise à luz do sistema constitucional . 2019. 48 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019.
Abstract: O presente trabalho tem por escopo defender a inconstitucionalidade dos sucessivos Programas de Recuperação Fiscal (REFIS) implementados pelo Governo Federal brasileiro nos últimos 20 anos, sobretudo por constituírem afrontas ao Princípio da Livre Concorrência, bem como aos da Capacidade Contributiva e da Neutralidade Tributária. Por fim, buscar-se-á evidenciar a importância do planejamento legislativo no controle e repressão de políticas tributárias que, assim como os REFIS’, afastamse do ideal de justiça fiscal (e, portanto, de justiça social). Neste trabalho, recorre-se sobretudo à Constituição Federal de 1988, à doutrina nacional e estrangeira, e a dados empíricos coletados por órgãos governamentais e não-governamentais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37144
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
___TCC___.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons