Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37054
Comparte esta pagina
Título : | O perfil do coordenador de curso : competências para um gestor acadêmico |
Autor : | PAIXÃO, Rosaline Conceição |
Palabras clave : | Gestão da educação; Coordenação de curso; Competências |
Fecha de publicación : | 27-feb-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | PAIXÃO, Rosaline Conceição. O perfil do coordenador de curso: competências para um gestor acadêmico. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | O contexto mundial a partir das novas tecnologias e formas de comunicação, requer das or-ganizações e de maneira especial das instituições de ensino, profissionais com características adequadas para o exercício de suas funções. As universidades, como uma organização social, vêm mudando sua forma de atuação e o seu papel dentro deste novo contexto. O estudo evidencia a função do coordenador de curso por entender sua importância para atividade fim dentro de uma instituição de ensino. Desta forma, apresenta as competências requeridas ao docente para o exercício da função de coordenador de curso de graduação a partir da percepção de docentes que atuam como coordenadores de graduação da UFRPE e de professores que lecionam nos diversos cursos de graduação da UFRPE, apresentando um perfil de competências para este profissional específico. A fundamentação teórica subsidiada pelos conceitos de estruturas organizacionais, papel e perfil do gestor, competências, competências gerenciais abordados por autores clássicos e contemporâneos da administração, subsidiaram a criação do instrumento de coleta e a análise dos dados. De abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou-se como procedimento para a coleta de dados um formulário eletrônico direcionado aos e-mails das coordenações de curso e de docentes que lecionam nos cursos de graduação da UFRPE. O questionário eletrônico, composto por perguntas abertas e por uma seção específica de questões fechadas adaptadas a partir das competências gerenciais dos modelos de gestão de Quinn et al (2003). Os dados foram tabulados em uma planilha Excel, criando-se gráficos e tabelas cuja análise consolidou os resultados e as conclusões da dissertação. O resultado total apontou as competências: Realizar cuidadosamente as atividades próprias da função; estabelecer metas e objetivos e o saber enfrentar crises, conflitos e dificuldades como as principais competências gerenciais para uma coordenação eficaz. Tais competências evidenciam os modelos de gestão de Metas Racionais e Processos Internos, classificando como papel gerencial o de Coordenador e Produtor, respectivamente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37054 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rosaline Conceição Paixão.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons