Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37054

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTRZESNIAK, Piotr-
dc.contributor.authorPAIXÃO, Rosaline Conceição-
dc.date.accessioned2020-03-13T12:55:33Z-
dc.date.available2020-03-13T12:55:33Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Rosaline Conceição. O perfil do coordenador de curso: competências para um gestor acadêmico. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37054-
dc.description.abstractO contexto mundial a partir das novas tecnologias e formas de comunicação, requer das or-ganizações e de maneira especial das instituições de ensino, profissionais com características adequadas para o exercício de suas funções. As universidades, como uma organização social, vêm mudando sua forma de atuação e o seu papel dentro deste novo contexto. O estudo evidencia a função do coordenador de curso por entender sua importância para atividade fim dentro de uma instituição de ensino. Desta forma, apresenta as competências requeridas ao docente para o exercício da função de coordenador de curso de graduação a partir da percepção de docentes que atuam como coordenadores de graduação da UFRPE e de professores que lecionam nos diversos cursos de graduação da UFRPE, apresentando um perfil de competências para este profissional específico. A fundamentação teórica subsidiada pelos conceitos de estruturas organizacionais, papel e perfil do gestor, competências, competências gerenciais abordados por autores clássicos e contemporâneos da administração, subsidiaram a criação do instrumento de coleta e a análise dos dados. De abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou-se como procedimento para a coleta de dados um formulário eletrônico direcionado aos e-mails das coordenações de curso e de docentes que lecionam nos cursos de graduação da UFRPE. O questionário eletrônico, composto por perguntas abertas e por uma seção específica de questões fechadas adaptadas a partir das competências gerenciais dos modelos de gestão de Quinn et al (2003). Os dados foram tabulados em uma planilha Excel, criando-se gráficos e tabelas cuja análise consolidou os resultados e as conclusões da dissertação. O resultado total apontou as competências: Realizar cuidadosamente as atividades próprias da função; estabelecer metas e objetivos e o saber enfrentar crises, conflitos e dificuldades como as principais competências gerenciais para uma coordenação eficaz. Tais competências evidenciam os modelos de gestão de Metas Racionais e Processos Internos, classificando como papel gerencial o de Coordenador e Produtor, respectivamente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectCoordenação de cursopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.titleO perfil do coordenador de curso : competências para um gestor acadêmicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9007983190945169pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5469157594946888pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe world context from the new technologies and forms of communication, require of the organiza-tions and especially of the educational institutions, professionals with characteristics suitable for the exercise of their functions. Universities, as a social organization, have been changing their way of acting and their role within this new context. The study highlights the role of the course coordinator by understanding their importance for end-activity within an educational institution. In this way, it presents the competencies required of the teacher to perform the function of coordinator of the un-dergraduate course, based on the perception of professors who work as undergraduate coordinators of UFRPE and of professors who teach in the undergraduate courses at UFRPE , presenting a competency profile for this specific professional. The theoretical foundation subsidized by the concepts of organizational structures, role and profile of the manager, competencies, management skills addressed by classic and contemporary authors of management, subsidized the creation of the instru-ment of data collection and analysis. From a qualitative and quantitative approach, it used as an information gathering procedure an electronic form addressed to the e-mails of course coordinators and teachers who teach in undergraduate courses at UFRPE. The electronic questionnaire, com-posed of open questions and a specific section of closed questions adapted from the managerial competencies of Quinn et al (2003) management models. The data were tabulated in an excel plan, creating charts and tables whose analysis consolidated the results and conclusions of the dissertation. The total result pointed to the competences: To carry out the activities of the function carefully; establish goals and objectives and know how to face crises, conflicts and difficulties as the main management skills for effective coordination. These competencies show the management models of Rational Targets and Internal Processes, classifying the Coordinator and Producer respectively as managerial role.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rosaline Conceição Paixão.pdf2,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons