Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36987

Compartilhe esta página

Título: Análise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologia
Autor(es): SILVA, Jaqueline Maria da
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Histologia; Recurso Didático
Data do documento: 26-Nov-2019
Citação: SILVA, J. M.
Abstract: Livros didáticos de Biologia comumente contêm imagens que objetivam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo abstração de determinados conteúdos de difícil visualização. Principalmente para a abordagem da Histologia no Ensino Médio, pois engloba aspectos microscópicos, porém mais de 50% das escolas no Brasil não possui um laboratório para aulas práticas, o que estimula o uso do livro como principal aliado do professor. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a abordagem imagética do conteúdo de Histologia nos livros didáticos do Ensino Médio a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A TCAM estabelece princípios para mensurar o Valor Didático das imagens e identificar possíveis equívocos. Para a pesquisa selecionamos seis livros da atual coleção do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a partir da TCAM classificamos as imagens presentes no conteúdo de Histologia em Valor não Didático e Valor Didático. As imagens de VD foram analisadas de acordo com os princípios de Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial e algumas apresentaram equívocos, violando tais princípios. Assim, é necessário que os idealizadores desse recurso de apoio didático estejam atentos em sua elaboração e na adição de ilustrações, sempre buscando imagens que não transmitam ideias errôneas, que são barreiras na construção do conhecimento dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36987
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, JAQUELINE MARIA DA.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons