Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36987

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Jaqueline Maria da-
dc.date.accessioned2020-03-12T20:47:43Z-
dc.date.available2020-03-12T20:47:43Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.date.submitted2020-03-12-
dc.identifier.citationSILVA, J. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36987-
dc.description.abstractLivros didáticos de Biologia comumente contêm imagens que objetivam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo abstração de determinados conteúdos de difícil visualização. Principalmente para a abordagem da Histologia no Ensino Médio, pois engloba aspectos microscópicos, porém mais de 50% das escolas no Brasil não possui um laboratório para aulas práticas, o que estimula o uso do livro como principal aliado do professor. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a abordagem imagética do conteúdo de Histologia nos livros didáticos do Ensino Médio a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A TCAM estabelece princípios para mensurar o Valor Didático das imagens e identificar possíveis equívocos. Para a pesquisa selecionamos seis livros da atual coleção do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a partir da TCAM classificamos as imagens presentes no conteúdo de Histologia em Valor não Didático e Valor Didático. As imagens de VD foram analisadas de acordo com os princípios de Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial e algumas apresentaram equívocos, violando tais princípios. Assim, é necessário que os idealizadores desse recurso de apoio didático estejam atentos em sua elaboração e na adição de ilustrações, sempre buscando imagens que não transmitam ideias errôneas, que são barreiras na construção do conhecimento dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleAnálise imagética sobre a abordagem de conteúdos da Histologia em livros didáticos de Biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxBiology textbooks commonly contain images that aim to facilitate the teaching-learning process by reducing abstraction of certain hard-to-view content. Mainly for the approach of Histology in High School, as it encompasses microscopic aspects, but more than 50% of schools in Brazil do not have a laboratory for practical classes, which encourages the use of the book as the main ally of the teacher. Thus, the present work aimed to analyze the imagetic approach of Histology content in high school textbooks from the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (TCAM). TCAM establishes principles for measuring the didactic value of images and identifying possible mistakes. For the research we selected six books from the current collection of the National Textbook Program (PNLD) and from TCAM we classified the images present in the content of Histology in Non-Didactic Value and Didactic Value. DV images were analyzed according to the principles of coherence, signaling and spatial contiguity and some presented misconceptions, violating these principles. Thus, it is necessary that the creators of this didactic support resource are attentive in its elaboration and in the addition of illustrations, always looking for images that do not transmit erroneous ideas, which are barriers in the construction of students' knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, JAQUELINE MARIA DA.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons