Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36986

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Guimarães-
dc.contributor.authorFLORÊNCIO, Dielly Rodrigues Lopes-
dc.date.accessioned2020-03-12T20:42:57Z-
dc.date.available2020-03-12T20:42:57Z-
dc.date.issued2015-07-20-
dc.date.submitted2020-03-12-
dc.identifier.citationFLORÊNCIO, Dielly Rodrigues Lopes. Educação para a sustentabilidade e a formação do administrador: um estudo de caso com alunos do curso de administração da UFPE – CAA. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36986-
dc.description.abstractA Sustentabilidade vem ganhando espaço nas discussões mundiais há bastante tempo, assim como a discussão específica em relação à Educação para a Sustentabilidade. Tal temática faz-se muito necessária no Ensino Superior, especialmente em cursos de Administração, uma vez que tal curso forma, entre outros profissionais, gestores que estarão à frente das empresas e estas são grandes causadoras de impactos no meio ambiente. Estes impactos não são, obviamente, apenas ruins. Porém, aqueles que são, geralmente, são devastadores e causam grandes prejuízos não só ao meio ambiente, como também às dimensões social e econômica. Assim, o presente estudo buscou analisar a compreensão de discentes possíveis concluintes do curso de Administração da UFPE-CAA, no que se refere à Educação para a Sustentabilidade e a influência da mesma em sua formação. A pesquisa, de cunho exploratório-descritivo, apresentou um universo de 102 alunos possíveis concluintes, dos quais 64 discentes participaram da pesquisa, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários. Os principais resultados da pesquisa apontam que os discentes concluintes do curso de Administração da UFPE-CAA entendem a importância da EpS na sua formação, mas consideram que o curso de Administração pouco tem contribuído para o desenvolvimento de competências profissionais para um administrador com preocupação socioambiental.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agrestept_BR
dc.titleEducação para a sustentabilidade e a formação do administrador: um estudo de caso com alunos do curso de administração da UFPE – CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4217097T3pt_BR
dc.description.abstractxThe Sustainability has been gaining space in the world discussions for a long time, as well as the Education for Sustainability itself. This education is necessary in the higher education especially in Administration courses. It happens because those courses graduate, among other professionals, those ones that will be leading companies and those ones causes impacts in the environment. Those impacts are not just bad, obviously, but those ones that are, generally, are devastating and cause big prejudices not only to the environment, as well to the social and economic dimensions. Before those facts this study examined the comprehension of the most likely graduating students of the UFPE-CAA’s Administration course in relation to the Education for Sustainability and its influence in terms of disciplines, course and institution, in the professional education of these students. The research had an exploratory-descriptive nature, presented an universe of 102 most likely graduating students of which 64 students participated of the research where the data collection was made by questionnaires. The result showed that these students understand the importance of the education for sustainability in their higher education but they considered that the Administration course has contributed very little to the development of professional abilities to a social-environmental concerned administrator.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLORÊNCIO, Dielly Rodrigues Lopes.pdf617,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons