Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36943
Comparte esta pagina
Título : | Análise do conceito de Ecologia na concepção de estudantes universitários e de ensino médio, estruturado na ideia do círculo hermenêutico dialético |
Autor : | SANTOS, Natallya Kellyta Ferreira dos |
Palabras clave : | Ecologia – Estudo e Ensino; Ensino de Ciências |
Fecha de publicación : | 6-dic-2019 |
Citación : | SANTOS, N. K. F. |
Resumen : | O presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos estudantes de nível médio e superior sobre os conceitos de ecologia. A ecologia pode apresentar diferentes conceitos e significados, dependendo do ponto de vista dos diferentes autores estudados. Desta forma, a ecologia proporciona aos alunos uma maior consciência e uma construção de conhecimento, capaz de fazê-los questionar, refletir e interagir com questões atuais. Então, foi realizado uma pesquisa qualitativa com os estudantes de nível médio e superior, afim de verificar se houve a construção do conhecimento relacionado a ecologia. Os grupos de estudantes, foram escolhidos por representar dois extremos quanto o nível de instrução e conhecimento. O procedimento escolhido para a construção dos dados e análise foi o Círculo Hermenêutico Dialético, por representar um método dinâmico, onde as respostas e a interação entre os componentes do grupo para a reconstrução do conceito é bastante importante. A utilização do CHD para coletar os dados é uma ferramenta que possibilita uma cooperação entre estudantes, buscando no diálogo do grupo uma nova perspectiva para o conceito de ecologia. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36943 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Natallya Kellyta Ferreira dos.pdf | 924,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons