Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36943

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, André Maurício Melo-
dc.contributor.authorSANTOS, Natallya Kellyta Ferreira dos-
dc.date.accessioned2020-03-10T21:11:46Z-
dc.date.available2020-03-10T21:11:46Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationSANTOS, N. K. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36943-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos estudantes de nível médio e superior sobre os conceitos de ecologia. A ecologia pode apresentar diferentes conceitos e significados, dependendo do ponto de vista dos diferentes autores estudados. Desta forma, a ecologia proporciona aos alunos uma maior consciência e uma construção de conhecimento, capaz de fazê-los questionar, refletir e interagir com questões atuais. Então, foi realizado uma pesquisa qualitativa com os estudantes de nível médio e superior, afim de verificar se houve a construção do conhecimento relacionado a ecologia. Os grupos de estudantes, foram escolhidos por representar dois extremos quanto o nível de instrução e conhecimento. O procedimento escolhido para a construção dos dados e análise foi o Círculo Hermenêutico Dialético, por representar um método dinâmico, onde as respostas e a interação entre os componentes do grupo para a reconstrução do conceito é bastante importante. A utilização do CHD para coletar os dados é uma ferramenta que possibilita uma cooperação entre estudantes, buscando no diálogo do grupo uma nova perspectiva para o conceito de ecologia.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleAnálise do conceito de Ecologia na concepção de estudantes universitários e de ensino médio, estruturado na ideia do círculo hermenêutico dialéticopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767815Z0pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the understanding of middle and higher level students about the concepts of ecology. Ecology may have different concepts and meanings, depending on the point of view of the different authors studied. In this way, ecology provides students with a greater awareness and knowledge building, able to make them question, reflect and interact with current issues. Then, a qualitative research was conducted with the students, in order to verify if there was the construction of knowledge related to ecology, we used groups of students that represent two extremes regarding the level of education and knowledge. Analysis by the Dialectic Hermeneutic Circle is a dynamic method, where the responses and the interaction between the group components for the concept reconstruction is very important. The use of CHD to collect data is a tool that enables cooperation among students, seeking in the group dialogue a new perspective for the concept of ecology.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Natallya Kellyta Ferreira dos.pdf924,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons