Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36943
Compartilhe esta página
Título: | Análise do conceito de Ecologia na concepção de estudantes universitários e de ensino médio, estruturado na ideia do círculo hermenêutico dialético |
Autor(es): | SANTOS, Natallya Kellyta Ferreira dos |
Palavras-chave: | Ecologia – Estudo e Ensino; Ensino de Ciências |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Citação: | SANTOS, N. K. F. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos estudantes de nível médio e superior sobre os conceitos de ecologia. A ecologia pode apresentar diferentes conceitos e significados, dependendo do ponto de vista dos diferentes autores estudados. Desta forma, a ecologia proporciona aos alunos uma maior consciência e uma construção de conhecimento, capaz de fazê-los questionar, refletir e interagir com questões atuais. Então, foi realizado uma pesquisa qualitativa com os estudantes de nível médio e superior, afim de verificar se houve a construção do conhecimento relacionado a ecologia. Os grupos de estudantes, foram escolhidos por representar dois extremos quanto o nível de instrução e conhecimento. O procedimento escolhido para a construção dos dados e análise foi o Círculo Hermenêutico Dialético, por representar um método dinâmico, onde as respostas e a interação entre os componentes do grupo para a reconstrução do conceito é bastante importante. A utilização do CHD para coletar os dados é uma ferramenta que possibilita uma cooperação entre estudantes, buscando no diálogo do grupo uma nova perspectiva para o conceito de ecologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36943 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Natallya Kellyta Ferreira dos.pdf | 924,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons