Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36943

Compartilhe esta página

Título: Análise do conceito de Ecologia na concepção de estudantes universitários e de ensino médio, estruturado na ideia do círculo hermenêutico dialético
Autor(es): SANTOS, Natallya Kellyta Ferreira dos
Palavras-chave: Ecologia – Estudo e Ensino; Ensino de Ciências
Data do documento: 6-Dez-2019
Citação: SANTOS, N. K. F.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos estudantes de nível médio e superior sobre os conceitos de ecologia. A ecologia pode apresentar diferentes conceitos e significados, dependendo do ponto de vista dos diferentes autores estudados. Desta forma, a ecologia proporciona aos alunos uma maior consciência e uma construção de conhecimento, capaz de fazê-los questionar, refletir e interagir com questões atuais. Então, foi realizado uma pesquisa qualitativa com os estudantes de nível médio e superior, afim de verificar se houve a construção do conhecimento relacionado a ecologia. Os grupos de estudantes, foram escolhidos por representar dois extremos quanto o nível de instrução e conhecimento. O procedimento escolhido para a construção dos dados e análise foi o Círculo Hermenêutico Dialético, por representar um método dinâmico, onde as respostas e a interação entre os componentes do grupo para a reconstrução do conceito é bastante importante. A utilização do CHD para coletar os dados é uma ferramenta que possibilita uma cooperação entre estudantes, buscando no diálogo do grupo uma nova perspectiva para o conceito de ecologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36943
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Natallya Kellyta Ferreira dos.pdf924,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons