Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36938

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Kléber Andrade da-
dc.contributor.authorPEREIRA, Elaine Soares-
dc.date.accessioned2020-03-10T20:05:24Z-
dc.date.available2020-03-10T20:05:24Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationPEREIRA, E. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36938-
dc.description.abstractNo ensino médio os assuntos de botânica muitas vezes não são visualizados ou contextualizados pelos estudantes. A desmotivação que os estudantes sentem diante de alguns temas e os desafios que existem no ensino de ciências e biologia para compor uma aula mais atrativa, faz com que o professor busque sempre inovar. Podese, através da utilização de modelos didáticos, compor aulas mais interessantes e melhorar o entendimento nas aulas de botânica. O presente trabalho vem trazer uma proposta de modelo didático feito com materiais de custo acessível, abordando o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas, em um modelo didático autoexplicativo. Apresentando as principais estruturas da reprodução de ambos os ciclos de vida e obtendo uma análise do modelo proposto, através da participação de graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, que responderam a um questionário com perguntas de múltipla escolha. O modelo pôde ser avaliado sobre a adequação para ser trabalhado no ensino médio.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectBotânica –Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectBotânica – Recurso Didáticopt_BR
dc.titleUma proposta de modelo didático para o ensino de botânica no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705397A6pt_BR
dc.description.abstractxIn high school botany subjects are often not viewed or contextualized by students. The lack of motivation that students feel about some themes and the challenges that exist in science and biology teaching to compose a more attractive class, makes the teacher always seeks to innovate. One can through the use of didactic models, compose more interesting classes and improve understanding in botany classes. The present work brings a proposal for a didactic model made with affordable materials, addressing the life cycle of bryophytes and pteridophytes, in a self-explanatory didactic model. Presenting the main structures of reproduction of both life cycles and obtaining an analysis of the proposed model through the participation of undergraduate students in Biological Sciences of the Federal University of Pernambuco, who answered a questionnaire with multiple choice questions. The model could be evaluated on the suitability to work in high school.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEREIRA, Elaine Soares.pdf1,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons