Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36929

Share on

Title: Análise dos trabalhos acadêmicos sobre inclusão do aluno com deficiência auditiva e o ensino de ciências
Authors: SANTOS, Kelianny Maria Bezerra
Keywords: Educação Inclusiva; Ensino de Ciências; Deficiência Auditiva
Issue Date: 10-Dec-2019
Citation: SANTOS, K. M. B.
Abstract: Em linhas gerais, a trajetória da pessoa surda é marcada por uma série de barreiras que impossibilitam o exercício pleno de suas atividades e apesar de que ao longo do tempo houve certos avanços na garantia de seus direitos, ainda há uma falta de políticas públicas que possam facilitar no processo de ensinar e aprender no ensino da disciplina de ciências para alunos surdos do ensino fundamental. É objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, a situação do processo de ensinoaprendizagem na disciplina de Ciências do ensino fundamental com base na inclusão de alunos surdos e são objetivos específicos: verificar se de fato está havendo uma inclusão de alunos surdos no ensino de ciências do ensino fundamental e analisar o trabalho docente (prática pedagógica) com base na inclusão do aluno surdo na disciplina de ciências do ensino fundamental. Para isto, foram investigadas as produções de trabalhos científicos/acadêmicos dos últimos 6 anos e foram utilizados descritores a fim de auxiliar no processo de busca. Ainda há muito o que se fazer para que haja de fato uma inclusão efetiva, através de investimentos na formação continuada de professores e em metodologias diversificadas que acabe por facilitar e tornar mais eficiente e significativo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos como também dos ouvintes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36929
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Kelianny Maria Bezerra.pdf925,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons