Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36929
Share on
Title: | Análise dos trabalhos acadêmicos sobre inclusão do aluno com deficiência auditiva e o ensino de ciências |
Authors: | SANTOS, Kelianny Maria Bezerra |
Keywords: | Educação Inclusiva; Ensino de Ciências; Deficiência Auditiva |
Issue Date: | 10-Dec-2019 |
Citation: | SANTOS, K. M. B. |
Abstract: | Em linhas gerais, a trajetória da pessoa surda é marcada por uma série de barreiras que impossibilitam o exercício pleno de suas atividades e apesar de que ao longo do tempo houve certos avanços na garantia de seus direitos, ainda há uma falta de políticas públicas que possam facilitar no processo de ensinar e aprender no ensino da disciplina de ciências para alunos surdos do ensino fundamental. É objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, a situação do processo de ensinoaprendizagem na disciplina de Ciências do ensino fundamental com base na inclusão de alunos surdos e são objetivos específicos: verificar se de fato está havendo uma inclusão de alunos surdos no ensino de ciências do ensino fundamental e analisar o trabalho docente (prática pedagógica) com base na inclusão do aluno surdo na disciplina de ciências do ensino fundamental. Para isto, foram investigadas as produções de trabalhos científicos/acadêmicos dos últimos 6 anos e foram utilizados descritores a fim de auxiliar no processo de busca. Ainda há muito o que se fazer para que haja de fato uma inclusão efetiva, através de investimentos na formação continuada de professores e em metodologias diversificadas que acabe por facilitar e tornar mais eficiente e significativo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos como também dos ouvintes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36929 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Kelianny Maria Bezerra.pdf | 925,69 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License