Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36929

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorSANTOS, Kelianny Maria Bezerra-
dc.date.accessioned2020-03-10T18:34:18Z-
dc.date.available2020-03-10T18:34:18Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationSANTOS, K. M. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36929-
dc.description.abstractEm linhas gerais, a trajetória da pessoa surda é marcada por uma série de barreiras que impossibilitam o exercício pleno de suas atividades e apesar de que ao longo do tempo houve certos avanços na garantia de seus direitos, ainda há uma falta de políticas públicas que possam facilitar no processo de ensinar e aprender no ensino da disciplina de ciências para alunos surdos do ensino fundamental. É objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, a situação do processo de ensinoaprendizagem na disciplina de Ciências do ensino fundamental com base na inclusão de alunos surdos e são objetivos específicos: verificar se de fato está havendo uma inclusão de alunos surdos no ensino de ciências do ensino fundamental e analisar o trabalho docente (prática pedagógica) com base na inclusão do aluno surdo na disciplina de ciências do ensino fundamental. Para isto, foram investigadas as produções de trabalhos científicos/acadêmicos dos últimos 6 anos e foram utilizados descritores a fim de auxiliar no processo de busca. Ainda há muito o que se fazer para que haja de fato uma inclusão efetiva, através de investimentos na formação continuada de professores e em metodologias diversificadas que acabe por facilitar e tornar mais eficiente e significativo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos como também dos ouvintes.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectDeficiência Auditivapt_BR
dc.titleAnálise dos trabalhos acadêmicos sobre inclusão do aluno com deficiência auditiva e o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1pt_BR
dc.description.abstractxIn general, the trajectory of the deaf person is marked by a series of barriers that prevent the full exercise of their activities and although over time there have been certain advances in the guarantee of their rights, there is still a lack of public policies that can facilitate the process of teaching and learning in the teaching of science discipline to deaf students in primary school. It is a general objective of this research to analyze, through a literature review, the situation of the teaching-learning process in the discipline of Science of elementary education based on the inclusion of deaf students and are specific objectives: check if in fact there is an inclusion of deaf students in the teaching of science in elementary school and analyze the teaching work (pedagogical practice) based on the inclusion of deaf students in the discipline of science in elementary school. For this, the production of updated scientific/academic works (last 6 years) were investigated and certain descriptors were used in order to assist in the process of searching the materials. For this purpose, the production of updated scientific/academic studies (last 6 years) was investigated and certain descriptors were used in order to assist in the process of searching for the materials. There is still much to be done so that there is in fact an effective inclusion, through investments in the continued training of teachers and in diversified methodologies that end up facilitating and making more efficient and meaningful the teaching-learning process of deaf students as well as listeners.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Kelianny Maria Bezerra.pdf925,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons