Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36929
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Kelianny Maria Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T18:34:18Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T18:34:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, K. M. B. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36929 | - |
dc.description.abstract | Em linhas gerais, a trajetória da pessoa surda é marcada por uma série de barreiras que impossibilitam o exercício pleno de suas atividades e apesar de que ao longo do tempo houve certos avanços na garantia de seus direitos, ainda há uma falta de políticas públicas que possam facilitar no processo de ensinar e aprender no ensino da disciplina de ciências para alunos surdos do ensino fundamental. É objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, a situação do processo de ensinoaprendizagem na disciplina de Ciências do ensino fundamental com base na inclusão de alunos surdos e são objetivos específicos: verificar se de fato está havendo uma inclusão de alunos surdos no ensino de ciências do ensino fundamental e analisar o trabalho docente (prática pedagógica) com base na inclusão do aluno surdo na disciplina de ciências do ensino fundamental. Para isto, foram investigadas as produções de trabalhos científicos/acadêmicos dos últimos 6 anos e foram utilizados descritores a fim de auxiliar no processo de busca. Ainda há muito o que se fazer para que haja de fato uma inclusão efetiva, através de investimentos na formação continuada de professores e em metodologias diversificadas que acabe por facilitar e tornar mais eficiente e significativo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos como também dos ouvintes. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Auditiva | pt_BR |
dc.title | Análise dos trabalhos acadêmicos sobre inclusão do aluno com deficiência auditiva e o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In general, the trajectory of the deaf person is marked by a series of barriers that prevent the full exercise of their activities and although over time there have been certain advances in the guarantee of their rights, there is still a lack of public policies that can facilitate the process of teaching and learning in the teaching of science discipline to deaf students in primary school. It is a general objective of this research to analyze, through a literature review, the situation of the teaching-learning process in the discipline of Science of elementary education based on the inclusion of deaf students and are specific objectives: check if in fact there is an inclusion of deaf students in the teaching of science in elementary school and analyze the teaching work (pedagogical practice) based on the inclusion of deaf students in the discipline of science in elementary school. For this, the production of updated scientific/academic works (last 6 years) were investigated and certain descriptors were used in order to assist in the process of searching the materials. For this purpose, the production of updated scientific/academic studies (last 6 years) was investigated and certain descriptors were used in order to assist in the process of searching for the materials. There is still much to be done so that there is in fact an effective inclusion, through investments in the continued training of teachers and in diversified methodologies that end up facilitating and making more efficient and meaningful the teaching-learning process of deaf students as well as listeners. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Kelianny Maria Bezerra.pdf | 925,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons