Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36925

Compartilhe esta página

Título: Análise imagética do conteúdo de angiospermas em livros de ensino médio à luz da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia (TCAM)
Autor(es): AGUIAR, Brennda Raphaela Dionisio de
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Botânica; Recurso Didático
Data do documento: 26-Nov-2019
Citação: AGUIAR, B. R. D.
Abstract: As angiospermas constituem um grande grupo de plantas que tem como característica principal a presença de flores e frutos e é considerado, dentro do sistema educacional, um conteúdo bastante extenso e complexo. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar livros didáticos do ensino médio que retratam o conteúdo de Angiospermas através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer (2001). Buscou-se coletar dados de livros de biologia do segundo ano do ensino médio e analisar de forma qualitativa e descritiva as imagens apresentadas nos capítulos referente ao tema da botânica pelo fato de que imagens e esquema apresentam desvios imagéticos que dificultam a aprendizagem cognitiva do aluno. A TCAM busca identificar esses erros e propor alternativas que contribuam para um melhor aproveitamento e processamento de informações dispostas em determinado conteúdo do ensino. Os resultados obtidos nesse estudo confirmam a hipótese de que há uma grande quantidade de imagens de valor não didático distribuídos nos livros didáticos do ensino médio, e principalmente no que se refere ao conteúdo de Angiospermas, tornando o livro didático um recurso contestável. Logo, é importante que se utilize de conhecimentos pedagógicos a fim de detectar desvios em materiais didáticos presentes no processo de aprendizagem dos discentes, pois estes podem comprometer a aprendizagem, no ponto de vista cognitivo, daqueles que os utilizam.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36925
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGUIAR, BRENNDA RAPHAELA DIONISIO DE.pdf414,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons