Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36925

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorAGUIAR, Brennda Raphaela Dionisio de-
dc.date.accessioned2020-03-10T18:14:55Z-
dc.date.available2020-03-10T18:14:55Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationAGUIAR, B. R. D.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36925-
dc.description.abstractAs angiospermas constituem um grande grupo de plantas que tem como característica principal a presença de flores e frutos e é considerado, dentro do sistema educacional, um conteúdo bastante extenso e complexo. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar livros didáticos do ensino médio que retratam o conteúdo de Angiospermas através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer (2001). Buscou-se coletar dados de livros de biologia do segundo ano do ensino médio e analisar de forma qualitativa e descritiva as imagens apresentadas nos capítulos referente ao tema da botânica pelo fato de que imagens e esquema apresentam desvios imagéticos que dificultam a aprendizagem cognitiva do aluno. A TCAM busca identificar esses erros e propor alternativas que contribuam para um melhor aproveitamento e processamento de informações dispostas em determinado conteúdo do ensino. Os resultados obtidos nesse estudo confirmam a hipótese de que há uma grande quantidade de imagens de valor não didático distribuídos nos livros didáticos do ensino médio, e principalmente no que se refere ao conteúdo de Angiospermas, tornando o livro didático um recurso contestável. Logo, é importante que se utilize de conhecimentos pedagógicos a fim de detectar desvios em materiais didáticos presentes no processo de aprendizagem dos discentes, pois estes podem comprometer a aprendizagem, no ponto de vista cognitivo, daqueles que os utilizam.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleAnálise imagética do conteúdo de angiospermas em livros de ensino médio à luz da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia (TCAM)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxAngiosperms constitute a large group of plants whose main characteristic is the presence of flowers and fruits and is considered, within the educational system, a very extensive and complex content. This research aimed to evaluate high school textbooks that portray the content of Angiosperms, through Mayer's Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM) (2001). We sought to collect data from biology textbooks of the second year of high school and to analyze qualitatively and descriptively the images presented in the chapters on the subject of botany by the fact that images and scheme have imagery deviations that hinder the student's cognitive learning. TCAM seeks to identify these errors and propose alternatives that contribute to a better use and processing of information arranged in a certain teaching content. The results obtained in this study confirm the hypothesis that there is a large amount of images of non-didactic value distributed in high school textbooks, and especially with regard to the content of Angiosperms, making the textbook a contestable resource. Therefore, it is important to use pedagogical knowledge in order to detect deviations in didactic materials present in the learning process of students, as they may compromise the learning, from the cognitive point of view, of those who use them.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGUIAR, BRENNDA RAPHAELA DIONISIO DE.pdf414,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons