Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36922

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de-
dc.contributor.authorPENHA, Maria Daiana Santana da-
dc.date.accessioned2020-03-10T18:02:20Z-
dc.date.available2020-03-10T18:02:20Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationPENHA, M. D. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36922-
dc.description.abstractO uso do livro didático que aborde as questões alimentares pode contribuir significativamente com a construção e consolidação na alimentação saudável dos estudantes. Neste contexto, o objetivo geral é analisar o livro didático de Ciências voltado para o Ensino Fundamental utilizado no município de Gravatá, e investigar se os professores dão ênfase aos conteúdos sobre alimentação presentes neste instrumento. Para a metodologia, foram aplicados questionários com professores atuantes em três escolas municipais, localizadas no município de Gravatá/PE. Realizou-se ainda a análise do livro da coleção didática destinada ao 8º ano do Ensino Fundamental: Denominado de “Ciências: o corpo humano”, da editora Ática. Através desta pesquisa constatou-se que o livro didático é eficiente, capaz de fomentar e promover a adoção de uma alimentação saudável.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAlimentação Saudávelpt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleO livro didático e o professor de Ciências como mediador na alimentação saudável dos estudantes do penúltimo ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701157E2pt_BR
dc.description.abstractxUsing a textbook that addresses dietary issues can contribute significantly to building and consolidating healthy habits in students. In this context, the general objective is to analyze the science textbook aimed at the elementary school used in the city of Gravatá, and to investigate if the teachers emphasize the contents about food present in this instrument. For the methodology, questionnaires were applied to teachers working in three municipal schools, located in Gravatá/PE. There was also an analysis of the book collection of the didactic collection for the 8th grade of Elementary School: Named "Sciences: the human body", publisher Ática. Through this research it was found the lack of in-depth and detailed content, capable of fostering and promoting the adoption of healthy habits in students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PENHA, Maria Daiana Santana.pdf741,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons