Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36922
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de | - |
dc.contributor.author | PENHA, Maria Daiana Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T18:02:20Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T18:02:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-10 | - |
dc.identifier.citation | PENHA, M. D. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36922 | - |
dc.description.abstract | O uso do livro didático que aborde as questões alimentares pode contribuir significativamente com a construção e consolidação na alimentação saudável dos estudantes. Neste contexto, o objetivo geral é analisar o livro didático de Ciências voltado para o Ensino Fundamental utilizado no município de Gravatá, e investigar se os professores dão ênfase aos conteúdos sobre alimentação presentes neste instrumento. Para a metodologia, foram aplicados questionários com professores atuantes em três escolas municipais, localizadas no município de Gravatá/PE. Realizou-se ainda a análise do livro da coleção didática destinada ao 8º ano do Ensino Fundamental: Denominado de “Ciências: o corpo humano”, da editora Ática. Através desta pesquisa constatou-se que o livro didático é eficiente, capaz de fomentar e promover a adoção de uma alimentação saudável. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Alimentação Saudável | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.title | O livro didático e o professor de Ciências como mediador na alimentação saudável dos estudantes do penúltimo ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701157E2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Using a textbook that addresses dietary issues can contribute significantly to building and consolidating healthy habits in students. In this context, the general objective is to analyze the science textbook aimed at the elementary school used in the city of Gravatá, and to investigate if the teachers emphasize the contents about food present in this instrument. For the methodology, questionnaires were applied to teachers working in three municipal schools, located in Gravatá/PE. There was also an analysis of the book collection of the didactic collection for the 8th grade of Elementary School: Named "Sciences: the human body", publisher Ática. Through this research it was found the lack of in-depth and detailed content, capable of fostering and promoting the adoption of healthy habits in students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PENHA, Maria Daiana Santana.pdf | 741,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons