Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36848
Comparte esta pagina
Título : | Educação ambiental nos espaços formais de ensino: proposta de atividades mobilizadoras para o ensino médio |
Autor : | SILVA, Ricardo Pedro da |
Palabras clave : | Educação Ambiental; Ensino de Ciências |
Fecha de publicación : | 3-dic-2019 |
Citación : | SILVA, R. P. |
Resumen : | O homem com desejo crescente em lucrar, vem explorando cada vez mais o meio ambiente de forma insustentável para adquirir seus recursos, desmatando e ocupando grandes áreas ambientais. E pensando nestes comportamentos dos indivíduos que a Educação Ambiental (EA) é uma aliada muito importante para enfrentar a crise de recursos naturais que acontece em todo o mundo. Sendo uma aliada com intenção de educar e alertar as pessoas, quanto os problemas ambientais atuais e futuro. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, lei 9.394/96, coloca que a EA não é uma disciplina específica, mas está inserida em todos os seus conteúdos da Educação básica. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo construir um guia de atividades em EA que atendam o Ensino Médio, com foco no engajamento discente e docente para as questões ambientais. A pesquisa foi do tipo qualitativa do tipo pesquisa-ação, composta por 4 etapas: aplicação de questionário semiestruturado para saber a percepção dos estudantes; levantamento, seleção e análise das atividades para serem propostas no guia; aplicação das atividades e produção do guia com atividades propostas. Foram envolvidos 4 professores: um de geografia, um de matemática, um de biologia e um de química e 35 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública localizada na Zona Urbana do município de Vitória de Santo Antão - PE. Com aplicação do questionário, ficou notório que os estudantes se preocupam e entendem a importância de conservar e cuidar do meio ambiente, mais de 80% dos envolvidos na pesquisa acham relevante a EA e que 48,6% afirmaram que não apenas o professor de Biologia, mas sim de outras disciplinas costumam envolver assuntos ligados a problemáticas ambiental nas suas aulas. Também foi constatado a ausência de projetos e campanhas relacionadas a prática de EA na escola. O guia apresenta oito sugestões de atividades de EA que trazem o compromisso com a mudança de comportamento dos indivíduos envolvidos nas atividades. O presente estudo concluiu que as atividades práticas de EA no Ensino Médio nesta escola são poucas e as realizadas em sua maioria são feitas pelo professor de Biologia, porém é preciso estimular os professores de outras disciplinas a desenvolver atividades ligadas as questões ambientais para que os alunos consigam apresentar uma postura crítica diante das causas ambientais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36848 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ricardo Pedro da.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons