Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36848
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ricardo Pedro da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T19:58:00Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T19:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R. P. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36848 | - |
dc.description.abstract | O homem com desejo crescente em lucrar, vem explorando cada vez mais o meio ambiente de forma insustentável para adquirir seus recursos, desmatando e ocupando grandes áreas ambientais. E pensando nestes comportamentos dos indivíduos que a Educação Ambiental (EA) é uma aliada muito importante para enfrentar a crise de recursos naturais que acontece em todo o mundo. Sendo uma aliada com intenção de educar e alertar as pessoas, quanto os problemas ambientais atuais e futuro. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, lei 9.394/96, coloca que a EA não é uma disciplina específica, mas está inserida em todos os seus conteúdos da Educação básica. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo construir um guia de atividades em EA que atendam o Ensino Médio, com foco no engajamento discente e docente para as questões ambientais. A pesquisa foi do tipo qualitativa do tipo pesquisa-ação, composta por 4 etapas: aplicação de questionário semiestruturado para saber a percepção dos estudantes; levantamento, seleção e análise das atividades para serem propostas no guia; aplicação das atividades e produção do guia com atividades propostas. Foram envolvidos 4 professores: um de geografia, um de matemática, um de biologia e um de química e 35 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública localizada na Zona Urbana do município de Vitória de Santo Antão - PE. Com aplicação do questionário, ficou notório que os estudantes se preocupam e entendem a importância de conservar e cuidar do meio ambiente, mais de 80% dos envolvidos na pesquisa acham relevante a EA e que 48,6% afirmaram que não apenas o professor de Biologia, mas sim de outras disciplinas costumam envolver assuntos ligados a problemáticas ambiental nas suas aulas. Também foi constatado a ausência de projetos e campanhas relacionadas a prática de EA na escola. O guia apresenta oito sugestões de atividades de EA que trazem o compromisso com a mudança de comportamento dos indivíduos envolvidos nas atividades. O presente estudo concluiu que as atividades práticas de EA no Ensino Médio nesta escola são poucas e as realizadas em sua maioria são feitas pelo professor de Biologia, porém é preciso estimular os professores de outras disciplinas a desenvolver atividades ligadas as questões ambientais para que os alunos consigam apresentar uma postura crítica diante das causas ambientais. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental nos espaços formais de ensino: proposta de atividades mobilizadoras para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Man with increasing desire to profit has been increasingly exploiting the environment in an unsustainable way to acquire its resources, deforesting and occupying large environmental areas. And thinking of these behaviors of individuals that Environmental Education (EA) is a very important ally to face the natural resource crisis that happens around the world. Being an ally with the intention of educating and alerting people about current and future environmental problems. The Law of Guidelines and Bases of Education - LDB, Law 9.394 / 96, states that EE is not a specific discipline, but is inserted in all its contents of Basic Education. In this sense the present work aims to build a guide of activities in EE that meet the High School, focusing on student and teacher engagement for environmental issues. The research was of a qualitative type of action research type, composed of 4 steps: application of semi-structured questionnaire to know students' perception; survey, selection and analysis of activities to be proposed in the guide; application of the activities and production of the guide with proposed activities. Four teachers were involved: one from geography, one from mathematics, one from biology and one from chemistry and 35 first and second year high school students in a public school located in the urban area of Vitória de Santo Antão - PE . With the application of the questionnaire, it was noted that students are concerned and understand the importance of conserving and caring for the environment, more than 80% of those involved in the research find relevant to EA and that 48.6% said that not only the biology teacher , but from other subjects usually involve issues related to environmental issues in their classes. It was also found the absence of projects and campaigns related to the practice of EA in school. The guide presents eight suggestions for EA activities that bring commitment to the behavioral change of the individuals involved in the activities. The present study concluded that the practical activities of EE in high school in this school are few and those performed mostly by the biology teacher, but it is necessary to encourage teachers from other disciplines to develop activities related to environmental issues so that students can present a critical stance on environmental causes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ricardo Pedro da.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons