Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36771

Share on

Title: Educação financeira: um estudo sobre a percepção financeira de discentes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Gravatá-PE.
Authors: NASCIMENTO, Bruna Gerlany de Souza
Keywords: Escolas públicas - Gravatá (PE); Escolas particulares - Gravatá (PE); Ensino médio; Finanças pessoais; Educação financeira; Educação
Issue Date: 25-Jan-2016
Citation: NASCIMENTO, Bruna Gerlany de Souza. Educação financeira: um estudo sobre a percepção financeira de discentes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: As novas demandas de consumo tornaram o dinheiro fator essencial para atendimento das necessidades humanas. Assim, o comportamento consumista trouxe uma visão de que gastar para suprir um desejo é sinônimo de bem-estar e prestígio social. Mas as pessoas têm empregado seus rendimentos na realização de sonhos sem um planejamento financeiro prévio. Esse estudo almeja apresentar o perfil comportamental dos entrevistados na tomada de decisões financeiras. Quanto às justificativas, apontar-se o elevado nível do endividamento familiar, o interesse governamental para formação de cidadãos com mais consciência financeira com a criação do Projeto Nacional de Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular – BNC. Para tanto, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a uma amostra de 275 alunos, cursando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas e particulares do Município de Gravatá e foi feita uma análise de abordagem qualitativa. Partindo desse pressuposto, os resultados encontrados mostram que a educação financeira é considerada de grande relevância para os entrevistados. A análise descritiva revela primeiramente o perfil dos discentes. Em seguida, são apresentados os resultados obtidos dos questionamentos envolvendo educação financeira e a sua inclusão no ensino médio. Por último, serão feitas as considerações do estudo e sugestões de outros possíveis estudos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36771
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NASCIMENTO, Bruna Gerlany de Souza.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons