Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36771

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTRO, José Cícero de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Bruna Gerlany de Souza-
dc.date.accessioned2020-03-03T23:21:46Z-
dc.date.available2020-03-03T23:21:46Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.date.submitted2020-03-03-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Bruna Gerlany de Souza. Educação financeira: um estudo sobre a percepção financeira de discentes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36771-
dc.description.abstractAs novas demandas de consumo tornaram o dinheiro fator essencial para atendimento das necessidades humanas. Assim, o comportamento consumista trouxe uma visão de que gastar para suprir um desejo é sinônimo de bem-estar e prestígio social. Mas as pessoas têm empregado seus rendimentos na realização de sonhos sem um planejamento financeiro prévio. Esse estudo almeja apresentar o perfil comportamental dos entrevistados na tomada de decisões financeiras. Quanto às justificativas, apontar-se o elevado nível do endividamento familiar, o interesse governamental para formação de cidadãos com mais consciência financeira com a criação do Projeto Nacional de Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular – BNC. Para tanto, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a uma amostra de 275 alunos, cursando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas e particulares do Município de Gravatá e foi feita uma análise de abordagem qualitativa. Partindo desse pressuposto, os resultados encontrados mostram que a educação financeira é considerada de grande relevância para os entrevistados. A análise descritiva revela primeiramente o perfil dos discentes. Em seguida, são apresentados os resultados obtidos dos questionamentos envolvendo educação financeira e a sua inclusão no ensino médio. Por último, serão feitas as considerações do estudo e sugestões de outros possíveis estudos.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas públicas - Gravatá (PE)pt_BR
dc.subjectEscolas particulares - Gravatá (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação financeira: um estudo sobre a percepção financeira de discentes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Gravatá-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4415439P6pt_BR
dc.description.abstractxThe new consumer demands made money essential factor to meet human needs. Thus, consumer behavior brought a vision to spend to fulfill a desire is synonymous with well-being and social prestige. But people have employed their income on realization of dreams without prior financial planning. This study aims to present the behavioral profile of respondents in making financial decisions. As for the reasons, pointing to the high level of household debt, the government's interest to form citizens with more financial awareness with the creation of the National Financial Education Project and the Common National Base Curriculum - BNC. Therefore, we used a questionnaire as a data collection instrument, applied to a sample of 275 students, attending the 3rd year of high school in public and private schools in the city of Gravesend and was made a qualitative approach to analysis. Based on this assumption, the results show that financial education is considered of great importance to respondents. The descriptive analysis first reveals the profile of the students. Then the results of the questions involving financial education and their inclusion in high school are presented. Finally, they will be made the considerations of the study and suggestions of other possible studies.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Bruna Gerlany de Souza.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons