Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36763
Compartilhe esta página
Título: | Contribuições do teatro como estratégia pedagógica para o ensino de evolução biológica |
Autor(es): | BARBOSA, Rafael Parísio |
Palavras-chave: | Evolução Biológica; Atividades de Ensino-Aprendizagem; Teatro Escolar |
Data do documento: | 17-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARBOSA, Rafael Parísio. Contribuições do teatro como estratégia pedagógica para o ensino de evolução biológica. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. |
Abstract: | O conteúdo de Evolução Biológica é ministrado para turmas de estudantes do 3º ano do Ensino Médio no currículo da Educação Básica e sua abordagem em sala de aula, por vezes, causa alguns entraves devido a tabus, reflexo de crenças religiosas ou por se tratar de um conteúdo complexo com muitas teorias. Este trabalho visou explorar o Teatro como metodologia ativa e avaliar este potencial metodológico na abordagem do ensino da Evolução Biológica. Este estudo foi realizado numa escola de referência em Ensino Médio, localizada no município de Olinda - PE, com os estudantes das turmas do 3º ano, no ano de 2018. O conteúdo de Evolução Biológica foi subdividido em seis recortes que representam grupos de estudantes, com subsequente sorteio destes conteúdos entre os grupos, em seguida os estudantes receberam oficinas teatrais para compreensão do instrumento metodológico proposto. Cada grupo foi orientado a estudar, roteirizar, discutir com professor, ensaiar e encenar uma peça teatral, composta por início, meio e finalização, durante o festival de Teatro Evolução em Cena no auditório da própria escola, ocorrido ao final do semestre. A peça foi encenada para os professores da escola e para as outras turmas do 3º ano. A análise dos dados obtidos ocorreu mediante reflexão do pesquisador sobre o protagonismo e habilidades desenvolvidas pelos estudantes durante todo o percurso metodológico, avaliação crítica e reflexiva dos roteiros produzidos pelos estudantes e através de questionários com perguntas objetivas e outro com perguntas abertas, ambos aplicados aos estudantes. Concluiu-se que a prática lúdica do teatro contribuiu para ampliação do interesse dos estudantes sobre o tema em estudo, fato que permitiu melhor entendimento desse conteúdo e minimizou obstáculos existentes durante sua abordagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36763 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafael Parísio Barbosa.pdf | 5,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons