Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36763

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, René Duarte-
dc.contributor.authorBARBOSA, Rafael Parísio-
dc.date.accessioned2020-03-03T20:24:11Z-
dc.date.available2020-03-03T20:24:11Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.identifier.citationBARBOSA, Rafael Parísio. Contribuições do teatro como estratégia pedagógica para o ensino de evolução biológica. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36763-
dc.description.abstractO conteúdo de Evolução Biológica é ministrado para turmas de estudantes do 3º ano do Ensino Médio no currículo da Educação Básica e sua abordagem em sala de aula, por vezes, causa alguns entraves devido a tabus, reflexo de crenças religiosas ou por se tratar de um conteúdo complexo com muitas teorias. Este trabalho visou explorar o Teatro como metodologia ativa e avaliar este potencial metodológico na abordagem do ensino da Evolução Biológica. Este estudo foi realizado numa escola de referência em Ensino Médio, localizada no município de Olinda - PE, com os estudantes das turmas do 3º ano, no ano de 2018. O conteúdo de Evolução Biológica foi subdividido em seis recortes que representam grupos de estudantes, com subsequente sorteio destes conteúdos entre os grupos, em seguida os estudantes receberam oficinas teatrais para compreensão do instrumento metodológico proposto. Cada grupo foi orientado a estudar, roteirizar, discutir com professor, ensaiar e encenar uma peça teatral, composta por início, meio e finalização, durante o festival de Teatro Evolução em Cena no auditório da própria escola, ocorrido ao final do semestre. A peça foi encenada para os professores da escola e para as outras turmas do 3º ano. A análise dos dados obtidos ocorreu mediante reflexão do pesquisador sobre o protagonismo e habilidades desenvolvidas pelos estudantes durante todo o percurso metodológico, avaliação crítica e reflexiva dos roteiros produzidos pelos estudantes e através de questionários com perguntas objetivas e outro com perguntas abertas, ambos aplicados aos estudantes. Concluiu-se que a prática lúdica do teatro contribuiu para ampliação do interesse dos estudantes sobre o tema em estudo, fato que permitiu melhor entendimento desse conteúdo e minimizou obstáculos existentes durante sua abordagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvolução Biológicapt_BR
dc.subjectAtividades de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeatro Escolarpt_BR
dc.titleContribuições do teatro como estratégia pedagógica para o ensino de evolução biológicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7293568313189142pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4933620329566048pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxBiological Evolution content is taught to 3rd graders in the Basic Education curriculum and its classroom approach sometimes causes some barriers due to taboos, reflections of religious beliefs or because it is a Complex content with many theories. This work aimed to explore the theater as an active methodology and to evaluate this methodological potential in the approach to the teaching of biological evolution. This study was carried out a high school reference school, located in Olinda - PE, with the students of the 3rd year classes, in 2018. The content of Biological Evolution was subdivided into six sections that represent groups of students. with subsequent draw of these contents between the groups, then the students received theatrical workshops to understand the proposed methodological instrument. Each group was instructed to study, script, discuss with a teacher, rehearse and stage a play, composed of beginning, middle and finalization, during the Evolution in the Scene festival at the school's own auditorium, which took place at the end of the semester. The play was staged for the teachers from the school and for the other 3rd grade classes. The analysis of the data obtained occurred through the researcher's reflection on the protagonism and skills developed by the students throughout the methodological course, critical and reflexive evaluation of the scripts produced by the students and through questionnaires with objective questions and another with open questions, both applied to students. It was concluded that the ludic practice of theater contributed to broadening the students' interest on the subject under study, a fact that allowed a better understanding of this content and minimized existing obstacles during its approach.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafael Parísio Barbosa.pdf5,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons